Bsbart

Curta-Metragem sobre Dalton Trevisan tem registro raro do escritor

Local:
Youtube
O Curta-Metragem Ficará Disponível no Canal de YouTube do IMS

Instituto Moreira Salles lança um curta-metragem sobre o escritor Dalton Trevisan, em celebração ao centenário do autor.

O curta-metragem gira em torno do arquivo de Trevisan, doado ao Instituto Moreira Salles (IMS) em 2024. Filmado na residência do autor em Curitiba, o curta traz uma raridade: um breve registro de Trevisan. O escritor sempre foi conhecido pelas poucas aparições públicas e trabalhava em frente ao seu computador, aos 99 anos.

Com cerca de 10 minutos, o curta é narrado por sua agente literária e amiga Fabiana Faversani, que mostra materiais do arquivo do escritor, naquele momento armazenados no apartamento onde ele morava. São livros, fotografias, correspondências, recortes de jornais e diários, entre outros itens. Segundo Faversani, Dalton Trevisan doou seu arquivo ao IMS por saber da importância do material estar disponível para pesquisa e para provocar uma série de novas discussões sobre sua obra.

Esse lançamento dialoga com uma série de iniciativas realizadas em celebração ao centenário do escritor. A editora Todavia, por exemplo, que representa o autor desde 2024, publicará os primeiros seis de um conjunto de 37 livros de Trevisan, além de uma antologia inédita organizada por Caetano W. Galindo e Felipe Hirsch. As demais obras ganharão novas edições ao longo dos anos.

Sobre o arquivo

Doado pelo escritor ao IMS em 2024, o arquivo de Dalton Trevisan inclui cadernetas, diários, fotografias, cartas, recortes de jornais e livros. A doação concluiu um ato iniciado em outubro de 2020, quando o IMS recebeu do autor a extensa correspondência trocada com Otto Lara Resende.

Várias pastas com recortes de jornais e revistas, incluindo desde crônicas publicadas pelo autor na imprensa e grande quantidade de resenhas e reportagens sobre seus livros. O arquivo também tem muito material reunido por temas específicos, como crimes, cinema, Star Trek, saga da qual era fã, além de escândalos políticos. 

Dezenas de gravuras e ilustrações de Poty Lazzarotto, amigo desde a juventude e ilustrador de suas obras, além de correspondências trocadas com nomes como Manuel BandeiraCarlos Drummond de Andrade e Pedro Nava.

Esse arquivo de Trevisan passará por etapas de conservação, catalogação e digitalização, para então começar a ser disponibilizado para pesquisas. Aí sim, como o escritor queria, o público vai ter acesso ao material.

Sobre o autor

Dalton Trevisan nasceu em Curitiba em 14 de junho de 1925 e faleceu no dia 9 de dezembro de 2024, aos 99 anos. Formou-se em direito pela Universidade Federal do Paraná e chegou a exercer a advocacia durante alguns anos, além de ser crítico de cinema e repórter policial. Em 1946, aos 21 anos, com amigos como Erasmo Pilotto e Poty Lazzarotto, criam a revista literária Joaquim, da qual era editor e onde publicou seus primeiros contos. 

Ficha Técnica

Direção e Montagem: Matheus Balbino
Assistente de Direção: Matheus Nogueira
Operação de Câmera: Matheus Balbino, Matheus Nogueira
Color Grading: João Felipe Moreira
Pesquisa Literária Roteiro e Narração: Fabiana Faversani
Acessibilidade: AHU – Acessibilidade Humanista Ltda

Equipe de Redação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal
Mais Cultura
Veja também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.