Bsbart

Carlota Joaquina é relançado em 4k no cinema

Local:
Diversos Cinemas
O Filme é um Símbolo do Renascimento do Cinema bBrasileiro


O BSB Art esteve no icônico Cine Brasília para a pré estreia de Carlota Joaquina, agora remasterizado, com direito a sonorização de primeira.

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil é um dos símbolos do renascimento do cinema brasileiro. Lançado há 30 anos, em parceria com a Petrobrás, narra a história da princesa espanhola Carlota Joaquina. Forçada a se casar com João, à época um príncipe adulto, mas ainda considerado infante, ela se vê presa à melancolia portuguesa. Tão diferente da corte espanhola, retratada em seu fausto e com as alegrias dançantes e festivas.

O filme acompanha a pré adolescência de Carlota pelos olhos de Yolanda, uma menina escocesa que se imagina a Infanta. O tio dela conta a história às margens de um mar bravio (na realidade, é a Joatinga, mas o fotógrafo é tão genial que vemos a costa bravia da Escócia). Embora mirim, a atriz mostra uma desenvoltura pouco vista entre as crianças atores e atrizes do Brasil. Ela é boa do início ao fim.

Carlota Joaquina e a visão decolonial 30 anos depois

Quando vi o filme pela primeira vez, ainda não tinha passado pelos processos decoloniais que hoje me atravessam. Assim, passou meio batida a visão preconceituosa de africanos e indígenas. Desta vez, no entanto, isso me atravessou profundamente e me fez refletir. Há uma ilusão histórica se dissolvendo atualmente e isso é mostrado no filme.

Os portugueses nobres, que chamavam os pretos e as populações originárias de preguiçosos, na realidade exploravam essa força de trabalho e ficavam na preguiça e nos lundus. Ontem, isso me incomodou e agradeço por isso. Vejo como um ponto ainda mais positivo do filme.

Interpretações magistrais em Carlota Joaquina

O elenco do filme todo é muito equilibrado e todos estão muito bem, mas os destaques do casal principal, Marco Nanini e Marieta Severo têm de ser explicitados. O D. João de Nanini é um bufão, glutão, pusilânime e meio esquisito. Imagino que a monarquia portuguesa era assim mesmo. Já a Carlota de Marieta é impecável. Todos os traços da psicopatia inerente à nobreza daquela época ali estão.

Desde criança, ela ameaça a pagem de lhe quebrar todos os ossos e depois deixá-la à morte. E isso aconteceria se Francisca não dissesse que ela é mais bonita que a Infanta Marguerita. Mais tarde, Carlota mata o amante jardineiro porque ele queria se casar e a esposa do amante, na frente das duas filhas do casal. Para a primeira morte, nada é investigado, mas a segunda, como o amante é pessoa nobre, D. João recebe o inquérito policial, mas o incinera. Ou seja, desde sempre, a branquitude encobrindo os crimes dos seus.

O filme estreia nos cinema dia 14 de Agosto

Ficha Técnica Carlota Joaquina, Princesa do Brazil

Roteiro: Carla Camurati, Angus Mitchell e Melanie Dimantas
Direção: Carla Camurati
Elenco: Marco nanini, Marieta Severo, Antônio Abujamra, Ludmila Dayer, Bel Kutner, Aldo Leite, Beth Goulart, Chris Heiatt, Brent Hieatt, Eliana Fonseca, Gustavo Thomann, Marco Palmeira, Maria Fernanda, Ney Latorraca, Norton Nascimento, Vera Holtz, Thales Pan Chacon e grande elenco.
Ingresso: Compre Aqui

Confira o trailer abaixo

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Video

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE