A fotógrafa, jornalista e documentarista Franca Vilarinho exibe seu mais recente trabalho, o documentário “Quilombo Quilombola”.
O filme integra o escopo da exposição “Kalungas e Indígenas: Raízes do Brasil“. Ele retrata o cotidiano e as transformações vividas pela comunidade quilombola do Engenho II, com a chegada da energia elétrica, internet e turismo. Franca Vilarinho é diretora. Ela acompanha o povo Kalunga há 20 anos e o documentário é um registro sensível e potente da resistência e da cultura negra no Brasil.
Depois da exibição, o público poderá participar de um debate mediado pela diretora. Também participará a professora e liderança comunitária Dominga Natália. “Conheci a Natália em 2003, ela ainda era adolescente. Fui recebida pelos pais dela e acompanhei sua trajetória”, relembra Franca Vilarinho.
– Continua Depois da Publicidade –
Debate plural e voltado à cultura afrodescendente
Também participarão do debate Papy, intérprete, professor e ativista das culturas africanas e afro-brasileiras, e Alan Oliveira, mestre e doutor em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da UnB. Ele é atuante nas áreas de africanidades, culturas e visualidades afrodiaspóricas. Alan integra o grupo de Pesquisa Muntu – Comunicação, políticas dos corpos e decolonialidades da PUC/RS. Além disso, colabora com a Red Latinoamericana de Mitocrítica Pachamama.
– Continua Depois da Publicidade –
Informações sobre Quilombo e Quilombola
Data e hora: 23/9/2025, às 19h
Local: Sala Marco Antônio do Espaço Cultural Renato Russo, CRS508, Bloco A
Classificação livre
Entrada Franca