A mostra A.R.L. Vida e Obra traz a jornada do artista plástico e fotógrafo potiguar Antônio Roseno de Lima, mas a partir do seu encontro com Geraldo Porto.
Mostra A.R.L. Vida e Obra acontece no CCBB
Antonio Roseno de Lima viveu na roça até os 22 anos de idade, para depois conhecer, em 1959, a cidade de São Paulo. Autodidata, o artista inicia suas atividades na pintura apenas em 1961. Pois é nesse ano que ele faz um curso de fotografia e passa a trabalhar como fotógrafo lambe-lambe, nas cidades de São Paulo e Indaiatuba.
A mostra A.R.L. Vida e Obra traz a jornada do artista plástico e fotógrafo potiguar Antônio Roseno de Lima (1926-1998), mas a partir do seu encontro com Geraldo Porto, amigo e padrinho artístico. Além disso, a Mostra do CCBB apresenta, entre pinturas de frente e verso e fotografias, o olhar puro e comovente de A.R.L., pois esse é nome pelo qual o artista é reconhecido internacionalmente.
O artista potiguar Antônio Roseno de Lima é reconhecido como expoente da arte bruta brasileira. A.R.L., como ele assinava em suas obras, deixou sua cidade natal Alexandria (RN), em 1926, fugindo da seca. Nesse período ele Mora na favela Três Marias, em Campinas (SP) até a sua morte, em junho de 1998.
Sempre colorindo o seu barraco com obras comoventes, mas sempre criadas a partir de materiais precários, em sua maioria encontrados no lixo, o artista procurava expressar alguns de seus sonhos em suas pinturas: a casa bonita, colorida, com luz elétrica, o prédio moderno e a fábrica onde almejava trabalhar. Apesar da extrema pobreza e falta de reconhecimento, Roseno encontrava espaço para se expressar e sonhar de forma livre, autêntica, criativa e surpreendente. Sua identidade artística é forte, baseada em cores vivas e chapadas. A curadoria da exposição é de Geraldo Porto, artista plástico e professor doutor do Instituto de Artes da UNICAMP.
Serviço
Local: CCBB DF – Galeria 1
Data: 02 de abril a 19 de maio – 09:00 h às 20:40 h • Encerramento às 21:00 h
Classificação Etária: Livre
Ingressos: Clique Aqui