Espetáculo 2+2=5, com direção do carioca Felipe Vidal, ganha versão cinematográfica em formato seriado, com Santiago Dellape.
A websérie 2+2=5 é uma adaptação da Agrupação Teatral Amacaca de 1984, uma das obras de ficção distópicas mais emblemáticas do séc. XX. Esse livro de George Orwell foi adaptado primeiro para o teatro e agora para uma série, com adaptação do cineasta brasiliense Santiago Dellape, baseada no espetáculo multimídia dirigido por Felipe Vidal. O roteiro é de Rosanna Viegas, com a participação da Agrupação e coordenação de Abaetê Queiroz.
A atriz Rosanna Viegas testemunha que “foi impactante reconhecer a contemporaneidade de uma obra escrita em 1948. Ela não é datada e tornou fluido o trabalho de mapear a realidade brasileira e mundial. Além de observar os atuais fenômenos de manipulação de massa possibilitados pelas recentes tecnologias: celulares, fake news e cultura do ódio. Foi um desafio estimulante transpor essas angústias atuais, presentes no texto original, para o teatro. Manipular pensamentos e discursos é manipular as atitudes e o destino de um país. Então, colocamos no texto e na obra como um todo, uma espécie de alarme desagradável e necessário para sobrevivermos coletivamente“.
– Continua Depois da Publicidade –
Resultado de pesquisa de mestrado em Artes Cênicas
Dellape, que fez a captação cinematográfica para a série digital, explica: “a colaboração com a ATA na filmagem do espetáculo ‘2+2=5 foi o encerramento de um ciclo iniciado com a minha pesquisa de mestrado em Artes Cênicas na UnB. O tema abrangia as intercessões entre a cena e audiovisual na obra de Hugo Rodas, iniciada em 2020 e defendida em abril de 2022, mesmo mês da partida do nosso saudoso maestro. Foi uma jornada muito intensa, em que o debate sobre as relações entre câmera e palco foi amplificado por conta da pandemia e do isolamento social”.
“O trabalho foi grande, criamos um aparato engenhoso, mas tudo dentro de um processo prazeroso, porque o diretor é talentoso, competente, compreensível e compreensivo. Ele tem uma experiência com trabalhos à distância e é aberto às nossas criações. O elenco foi participativo na criação dramatúrgica e de encenação Tudo isso nos deixava bem à vontade. Eu, por ter experiência com teatro fora do palco convencional, pude colaborar com aspectos técnicos como iluminação, sonorização, projeções. Afinal, a websérie é fruto de uma encenação teatral multimídia“, define Abaetê Queiroz.
– Continua Depois da Publicidade –
Informações Websérie “2+2=5”
Local: Canal Oficial da Agrupação
Data: Episódios diários de 10 minutos • Exibidos entre 1º e 10 de fevereiro
Classificação Indicativa: Livre




