A mostra Constituinte do Brasil Possível recria a nossa Constituição, como se ela tivesse a participação ativa de pessoas negras.
Inaugurada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a mostra Constituinte do Brasil Possível apresenta 21 obras de artistas negros do nosso país. As obras mostram como poderia ter sido o Brasil se, no dia 14 de maio de 1888, o dia seguinte da abolição da escravidão, as pessoas negras libertadas tivessem participado do projeto de reconstrução do país.
Idealizada pela diretora e produtora executiva Mariana Luiza, em colaboração com as professoras Ana Flávia Magalhães Pinto, Thula Pires e e o arquivista e mestre em Museologia e Patrimônio, Yago Lima. A exposição Constituinte do Brasil Possível propõe uma reimaginação histórica na qual a população negra brasileira, em oposição ao curso da nossa história oficial, participa ativamente dos debates parlamentares do país.
– Continua Depois da Publicidade –
Constituinte do Brasil Possível faz parte do Projeto Linha de Cor
Nessa exposição, artistas negros, pretos e pardos imaginam projetos para o Brasil, mas a partir de personagens negros, esquecidos pela história oficial. “E se no dia seguinte a abolição da escravidão, uma nova Constituinte fosse convocada para o Brasil com a participação ativa de pessoas negras?”
A mostra imagina uma Constituinte afro-brasileira e recria uma nova história, com a participação de todos os excluídos do nosso projeto de nação branco e eurocêntrico. O objetivo é debater sobre um Brasil possível, onde pretos e pardos possam ser decisivos nos debates e encaminhem projetos políticos, sociais e culturais.
A exposição Constituinte do Brasil Possível é integrante do Projeto Linha de Cor e apresenta personagens que atuaram na sociedade civil, deixando um legado importante. Personagens como: Tia Ciata, André Rebouças, José do Patrocínio, Dandara dos Palmares, Machado de Assis, Maria Amanda Paranaguá, Maria Firmina do Reis e vários outros.
Informações Mostra Constituinte do Brasil Possível
Local: Conselho Nacional de Justiça • SAF Sul – Quadra 2
Data: Até 26 de Setembro – 11:00 h às 19:00 h
Classificação: Livre