Bsbart

Thaís Kuri abre a exposição Contempláveis do Apogeu

Contempláveis do Apogeu acontece no Varjão
Quando:
02/03/2024 10:00
-
12/04/2024 19:00
Local:
Varjão

Thaís Kuri apresenta a exposição Contempláveis do Apogeu, uma mostra que provoca a contemplação das obras como veículos condutores que adquirem novos valores e perpassam a antropologia, artes visuais, sociologia, urbanismo e meio ambiente em um rizoma que espelha bem a ocupação de Brasília e Entorno, ao longo da urbanização do centro do Brasil.

A pesquisa de Thais Kuri revela as possibilidades criativas que os resíduos sólidos urbanos inspiram. Pois ao deslocar a matéria de contexto, ela provoca no espectador a reflexão acerca da exploração predatória da natureza, no ritmo desenfreado do progresso econômico. Portanto, resíduos, rua, catadoras e galeria confluem em obras que fazem um convite à contemplação do apogeu civilizatório.

A pesquisa artística e acadêmica de Thaís Kuri teve início há quinze anos, na Universidade de Brasília. “Em 2008 habitei a Casa do Estudante da UnB, uma moradia para alunos pobres que não têm família no DF. Os contêineres de lixo dali eram frequentados por pessoas que coletavam nossos resíduos sólidos. Neste contexto, a desigualdade social tomou uma dimensão ainda mais palpável. Como era possível ter pessoas vivendo do nosso lixo?” Conta Thaís Kuri.

“Na tentativa de implantar uma coleta seletiva, e de certa forma humanizar o trabalho de quem coletava nosso lixo, criamos o projeto ‘Usina’ e nos unimos a uma turma da Engenharia Florestal que cuidava da horta comunitária, para promover a conscientização ambiental na Casa. No ano seguinte, criamos um ateliê de reciclagem artística, pois o resíduo era tanto e tão variado, e muita coisa não era coletada. Assim, chamamos a professora Thérèse Hofmann para ser orientadora do nosso projeto de extensão. Ela já tinha um trabalho bastante consolidado com reciclagem de papel no Departamento de Artes”. Detalha a artista, que convidou Thérèse Hofmann para a curadoria da exposição que aporta na Casa Aerada Varjão.

“O percurso feito por Thaís está presente nas imagens captadas no espaço, que é comum na realidade dos catadores e catadoras, mas que não está no roteiro cotidiano dos demais cidadãos. Ao trazer este espaço tão próximo, nas fotografias aqui ampliadas, podemos adentrar nessa realidade e nos sensibilizar pelo olhar que é capturado pelas portas e tuneis”. Convida a curadora.

Além das obras artísticas, o projeto prevê uma forte inserção comunitária, já que o tema exige uma reflexão sistêmica sobre a nossa realidade social. Por isso, haverá uma pré-abertura, com evento exclusivo para profissionais da limpeza urbana, em especial mulheres da comunidade do Varjão, mas que atuam na coleta de resíduos sólidos. Este encontro está marcado para o dia 28 de fevereiro, às 19 horas, na Casa Aerada Varjão. A ocasião promove um espaço de escuta sensível para estas mulheres, pois gera material audiovisual nas redes do projeto e nas mídias tradicionais.

Além disso, o Programa Educativo prevê visitas guiadas com estudantes de escolas públicas, jovens do sistema socioeducativo, além de mediação especializada para pessoas com deficiência visual e também tradução em LIBRAS.

Exposição “Contempláveis do Apogeu” de Thaís Kuri
Data: De 02 de março a 12 de abril
Local: Casa Aerada VarjãoVarjão, q. 01, conj. B, casa 06
Classificação: Livre
Ingressos: Entrada franca

 

Mídias relacionadas:

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposiçõe, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

iphone 15 pro
banner iphone
banner iphone