Bsbart

Exposição de Daiara Tukano destaca a cultura e a luta dos povos indígenas

Exposição de Daiara Tukano destaca a cultura e a luta dos povos indígenas
Quando:
16/11/2023 11:00
-
26/11/2023 19:00
Local:
Museu Nacional da República

O Museu Nacional da República recebe, até 26 de novembro, a exposição realizada em parceria com a galeria Millan, de São Paulo, que representa a artista Daiara Tukano.

Daiara diz que Pamuri Pati – Mundo de transformação é uma espécie de retrospectiva da carreira dela. “São obras muito importantes na minha caminhada. Pois essa exposição marca a importância da chegada da arte contemporânea indígena em espaços como esse museu, onde está sendo realizada a maior mostra de uma artista indígena, com mais de 70 obras”, comemora a artista plástica.

A artista explica que a expressão “Pamuri Pati” significa “mundo de transformação”, conceito arraigado na cultura indígena: “Para nós, os seres do mundo são seres em transformação. O mundo em transformação traz todas essas narrativas desde os petroglifos (representações gravadas pelo homem em pedra ou em rochas), que são as pinturas mais antigas em pedras e cachoeiras”.

“A arte tem que ser vista como uma cosmovisão. Para os povos originários são manifestações artísticas de forma a construir o mundo. É a ancestralidade presente na arte contemporânea”, completa. 

Em Pamuri Pati – Mundo de transformação, Daiara Tukano fala sobre as transformações sociais que podem ser observadas pelas óticas do feminino e do próprio povo indígena. Pois para ela, isso se dá por uma retomada da “memória ancestral” com a qual a sociedade se reconecta. “Quero compartilhar um pouco da cultura do meu povo, mas também dessa vivência de luta”, afirma.

Daiara Tukano tem uma ligação estreita com Brasília, mas nasceu em São Paulo, em 1982. No entanto, a artista mora na capital federal desde os 15 anos, onde passou boa parte da sua juventude. Além disso, ela se graduou em artes plásticas na Universidade de Brasília (UnB), passando a ser mestre em Direitos Humanos, pela mesma instituição.

Local: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Esplanada dos Ministérios)

Data: Até 26 de novembro

Horário: De terça a domingo, das 9:00 h às 18:30 h

Entrada franca

Mídias relacionadas:

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposiçõe, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

iphone 15 pro
banner iphone
banner iphone