A exposição Indomináveis Presenças, idealizada pela AfrontArt – Quilombo Digital de Artes, acontece no CCBB Brasília.
A coletividade de 16 artistas, em diferentes estágios de suas carreiras, traz uma exposição com 114 obras, mas também convida os e as visitantes a experimentarem o mundo que emerge das margens das artes visuais no Brasil. Indomináveis Presenças fornece um caminho através de narrativas estéticas e imaginários materializados em gravuras, fotografias, pinturas, performances, esculturas e obras geradas com recursos de inteligência artificial.
A curadoria da exposição convidou um coletivo diverso de artistas, oriundo de diferentes territórios do Brasil e que habita corporeidades racializadas.
“Oferecemos ao público imagens gestadas por pessoas que convivem com o apagamento, mas que ainda assim fazem emergir imagens de afirmação e de emancipação da vida negra, indígena, queer, e em estado de celebração”, descreve a curadora convidada Cíntia Guedes.
Ao explorar esse conjunto de obras expostas, notabiliza-se a aposta curatorial, erguida por gente de pele escura, em revelar uma abundância imaginativa e sensível. A partir de perspectivas dissidentes, que desafiam o olhar colonial, está o compromisso em refecundar a vida, apesar da violência, e catalisar imaginários em direção a uma nova ecologia simbólica sobre cultura.
O processo de curadoria, demandou de Luana Kayodè e Cintia a capacidade de sonhar. “Abraçarmos o desafio de nos tornarmos íntimas de nossas divergências, abandonamos etiquetas identitárias, adubamos a teimosia e insistimos em desenhar outras rotas no mapa das artes visuais brasileiras e na recusa em servir ao mero entretenimento”, compartilha Luana.
– Continua Depois da Publicidade –
Informações Indomináveis Presenças
Local: Pavilhão de Vidro do CCBB
Data: Até 12 de Janeiro • Terça a Domingo – 9:00 h às 21:00 h
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita – Retire Aqui
Mais Informações: Clique Aqui