Julho das Pretas é um projeto da Casa dos Quatro em parceria com a Cassangue Produções e traz música, teatro e artes plásticas.
Programação na Casa dos Quatro traz exposição, show com Bárbara Silva e roda de conversa com escritoras de Brasília, tudo isso para marcar o mês em que se celebra o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Por isso a Casa dos Quatro e a Cassangue Produções resolveram realizar essa primeira edição do Julho das Pretas. Pois esse projeto tem uma programação especial e que enaltece as mulheres negras do Distrito Federal.
Programação Julho da Pretas
O evento acontece entre os dias 19 e 28 de julho no Teatro Ribondi, que será palco de diversas atrações: show musical, roda de conversa com escritoras de Brasília, performance inédita da atriz e roteirista Nathalia Cruz, além de mais uma curta temporada do premiado monólogo Pai Nosso.
Show com Bárbara Silva
A talentosa artista brasiliense, Bárbara Silva abre a programação especial da Casa dos Quatro. Além disso, a cantora e compositora celebra o sucesso do seu single Ao relento, mas também traz para o Julho das Pretas o seu repertório.
Local: Teatro Ribondi
Data: 19 de Julho – às 19:30 h
Classificação Etária: Livre
Ingressos: Compre Aqui
Bárbara Silva
Roda de Conversa e Feira Literária
Para enaltecer a arte das palavras, essa Roda de Conversa reúne escritoras independentes de Brasília para debater os desafios de publicar um livro e encontrar soluções para fortalecer a narrativa de mulheres negras na literatura. Entre as convidadas, as escritoras Cristiane Sobral, Waleska Barbosa, Meimei Bastos e Carolina Martins, mas com mediação de Adriana Caitano. Após o bate-papo, as autoras participam da Feira Literária com exposição dos livros.
Local: Teatro Ribondi
Data: 20 de Julho – às 17:00 h
Classificação Etária: Livre
Ingressos: Entrada Gratuita
Brasileira Média – com Nathália Cruz
Sucesso nas redes sociais como a psicóloga raiz de Cristiane, a atriz e roteirista Nathalia Cruz chega a Brasília para apresentar seu show de comédia stand up. Ela se apresenta no Teatro Ribondi o stand up Brasileira Média, expressão que dá nome ao seu show. Criada no DF, Nathalia escolheu a capital para a sua primeira apresentação, por isso participa da programação especial Julho das Pretas.
Local: Teatro Ribondi
Data: 20 de Julho – às 20:00 h • 21 de Julho – às 19:00 h
Classificação Etária: Livre
Ingressos: Compre Aqui
Nathalia Cruz
Pai Nosso – com Geise Prazeres
O espetáculo Pai Nosso mergulha nas experiências e memórias de uma vendedora ambulante, confrontando-a com as incertezas, desigualdades e desafios da vida. Interpretado por Geise Prazeres, mulher preta e periférica, este monólogo convida o público para uma reflexão profunda, explorando os sentimentos humanos mais intensos. Falamos sobre Pai Nosso aqui
Local: Teatro Ribondi
Data: 27 de Julho – às 20:00 h • 28 de Julho – às 19:00 h
Classificação Etária: Livre
Karaoke da C4 – Especial Cantoras Pretas
Após a apresentação do espetáculo Pai Nosso, acontece o tradicional karaokê e a Casa dos Quatro convida o público. Mas nesta edição especial só podem cantar músicas interpretadas por artistas pretas.
Local: Teatro Ribondi
Data: 27 de Julho – às 21:00 h
Classificação Etária: Livre
Exposição de Rayza de Mina Rodrigues
De 19 a 28 de julho, no foyer da Casa dos Quatro
Durante todo o período do especial Julho das Pretas, a Casa dos Quatro recebe uma exposição com obras de Rayza de Mina Rodrigues. Ela é artista multimídia, com trabalho concentrado na pintura contemporânea e Afrofuturista. MC e poetisa, Rayza cria obras que fazem um elo entre passado, sonhos e futuro da diáspora africana brasileira.
Local: Teatro Ribondi
Data: 19 a 28 de de Julho
Classificação Etária: Livre