A primeira mostra dedicada ao fenômeno cultural e social dos memes, a exposição MEME: no Br@sil da memeficação, acontece no CCBB Brasília.
MEME: no Br@sil da memeficação tem curadoria de Clarissa Diniz e Ismael Monticelli, em parceria com o perfil @newmemeseum. Essa exposição convida o público a explorar como os memes narram o Brasil contemporâneo com humor e crítica.
A mostra traz a Brasília cerca de 800 itens de 200 criadores, reunindo cultura digital, arte contemporânea e crítica social. A exposição fica em cartaz até 1º de março de 2026, ocupando as galerias 3 e 5 e o Pavilhão de Vidro do CCBB Brasília. A visitação é de terça a domingo, com acesso gratuito mediante retirada de ingresso na bilheteria ou pelo site do CCBB.
A mostra reúne artistas consagrados, como Anna Maria Maiolino, Gretta Sarfaty, Nelson Leirner e Claudio Tozzi. Além deles, a mostra apresenta os criadores digitais Blogueirinha, Porta dos Fundos, Alessandra Araújo, Melted Vídeos, John Drops e Greengo Dictionary. Os artistas mostram como memes e arte dialogam e contam histórias do Brasil, mas de maneira engraçada.
– Continua Depois da Publicidade –
Memes não são apenas piadas
Com cinco núcleos temáticos – Ao pé da letra, A hora dos amadores, Da versão à inversão, O eu proliferado e Combater ficção com ficção, a mostra tem como prólogo o espaço tátil Alisa meu pelo e como epílogo Memes: o que são? Onde vivem? Do que se alimentam?. A exposição tem cenografia imersiva e uma grande variedade de linguagens. São vídeos, neons, esculturas, roupas, quadrinhos, pinturas, objetos, backlights, instalações sonoras e experiências interativas.
MEME investiga esse conteúdo como uma linguagem viva, que transborda na internet e afeta diretamente nossas formas de pensar, sentir e agir, afirma Ismael Monticelli. Eles são dispositivos de memória, de disputa e de pertencimento, que operam em altíssima velocidade e atravessam todas as camadas da vida social.
A intenção é provocar o público a pensar: “será que essa vocação memética do Brasil começou mesmo com os memes digitais? Ou será que ela já se anunciava no carnaval, nos bordões da TV, nas pichações e nos outdoors? O que acontece quando política, publicidade e arte se dobram aos formatos da zoeira?”, questiona Clarissa Diniz.
Além da experiência presencial no CCBB, a mostra se estende ao ambiente digital, com ativações especiais para as redes sociais. Em parceria com o perfil @newmemeseum, curadorias de conteúdos exclusivos serão compartilhados online. Isso amplia o alcance da exposição e promove engajamento, acesso e debate com públicos diversos. MEME pretende ir muito além das paredes do museu.
– Continua Depois da Publicidade –
Informações MEME: no Br@sil da memeficação
Local: CCBB Brasília
Data: Até 01 de março • Terça a Domingo – 9:00 h às 21:00 h
Classificação Indicativa: Livre
Ingresso: Retire Aqui




