Bsbart

Brasília recebe a maior Mostra de Arte Indígena do Brasil

Quando:
10/11 - 18:00h   a   22/02 - 09:00h
Local:
Vários Locais
Bancos Indígenas do Brasil – Rituais Reúne Mais de 600 Obras de 51 Etnias

Três espaços de Brasília, o Memorial dos Povos Indígenas, o Palácio do Itamaraty e o Museu Nacional, recebem simultaneamente a maior Mostra de Arte Indígena do país.

A exposição Bancos Indígenas do Brasil – Rituais reúne mais de 600 obras de 51 etnias, com curadoria coletiva de artistas indígenas e da Coleção BEĨ, reconhecida internacionalmente por valorizar a autonomia dos povos originários. Esse evento vai transformar Brasília no centro da arte e da cultura ancestral brasileira. Além disso, ele acontece no mesmo momento em que o mundo discute sustentabilidade durante a COP.
 

Bancos Indígenas do Brasil – Rituais inicia no Memorial dos Povos Indígenas

A primeira abertura acontece no Memorial dos Povos Indígenas, em 10 de novembro, com 54 obras de 39 etnias. No Palácio do Itamaraty, a abertura acontece no dia 11 de novembro e apresenta 142 bancos de 40 etnias. Já o Museu Nacional da República inaugura sua mostra em 12 de novembro, reunindo 500 obras de 51 etnias. A Mostra compõe um amplo e vibrante panorama desse objeto ancestral da arte indígena brasileira. 

A curadoria é assinada pelos artistas indígenas Akauã Kamayurá, Yawapi Kamayurá, Tawai Yudjá, Antônio Bane Huni Kuī, Thiago Henrique Djekupe, Mayawari Mehinaku, Rael Tapirapé, Wareaiup Kaiabi, Milton Galibis Nunes, Salomão Tikuna, Krumaré Karajá e Sokrowe Karajá, em parceria com Marisa Moreira Salles, Tomás Alvim e Danilo Garcia, da Coleção BEĨ.

Sobre a Coleção BEĨ

Iniciada há mais de duas décadas, a Coleção BEĨ busca reconhecer a autoria dos bancos e promover a autonomia dos artistas indígenas. Isso sem esquecer de valorizar a diversidade cultural dos povos ancestrais. O acervo vem crescendo continuamente e hoje reúne mais de 1.300 peças. Um testemunho a continuidade dos saberes tradicionais e a renovação das relações entre arte, território e sustentabilidade. A importância dessas peças é resumida por Milton Galibis, artista da etnia Galibi-Marwono e curador da mostra: “Bancos ritualísticos são formas de vida, que contam histórias e se comunicam com os povos indígenas.” 

“A Coleção BEĨ é fruto de um processo de escuta e aprendizado contínuo. Cada encontro com os artistas indígenas amplia nossa compreensão sobre o Brasil. Esta mostra é também uma forma de devolver, em gesto e memória, tudo o que aprendemos com eles”, afirma Marisa Moreira Salles, curadora e cofundadora da Coleção BEĨ.

Informações Mostra de Arte Indígena

Memorial dos Povos Indígenas 

Evento de Abertura: 10 de Novembro • 18:00 h às 22:00 h 
Fala dos Curadores: 18:00 h às 19:00 h 
Visitação: 11 de Novembro a 22 de Fevereiro • Terça a Domingo – 9:00 h às 17:00 h
Ingresso: Entrada Gratuita 

Museu Nacional da República – Setor Cultural Sul

Evento de Abertura: 12 de Novembro • 18:00 h às 22:00 h 
Fala dos Curadores: 18:00 h às 19:00 h 
Visitação: 12 de Novembro a 22 de Fevereiro • Terça a Domingo • 9:00 h às 18:30 h

Palácio do Itamaraty

Visitação: 12 de Novembro a 22 de Fevereiro • Terça a Domingo – 8:15 h às 17:30 h  


Equipe de Redação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal
Mais Cultura
Mais cultura e Lazer

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.