A 2ª edição da Mostra Extraordinária celebra a força e a criatividade de mulheres que transformam o lixo em sustento e arte.
A exposição acontece no Espaço Cultural Athos Bulcão, na Câmara Legislativa do DF. Ela é o resultado de um projeto que coloca no centro do palco trabalhadoras da Central de Reciclagem do Varjão (CRV). Virshna Cunha é a idealizadora dessa mostra que nasceu em 2016 com o objetivo de integrar arte, sustentabilidade e geração de renda. Na primeira edição, o projeto reverteu toda a venda de obras para as catadoras. Agora, a iniciativa retorna e fortalece a parceria entre artistas visuais e as profissionais, cujo trabalho é fundamental para o meio ambiente.
– Continua Depois da Publicidade –
A CRV: um pilar de sustentabilidade e luta
O coração do projeto bate na Central de Reciclagem do Varjão, um galpão de triagem fundado em 2008. Atualmente, a cooperativa conta com 39 trabalhadores, dos quais 25 são mulheres. O trabalho garante o sustento a partir da separação de resíduos sólidos. A CRV é um exemplo de organização comunitária geradora de emprego, renda e promoção da educação ambiental. Apesar disso, enfrenta o constante desafio do descaso do poder público com a coleta seletiva.
– Continua Depois da Publicidade –
Arte que vem do resíduo
As obras em exposição foram criadas a partir de oficinas ministradas por artistas às cooperadas da CRV. As peças são assinadas pelas recicladoras-artistas Dalva Alves, Ana Paula Borges Rodrigues, Dinora José Borges Rodrigues, Gabriela Rodrigues da Silva, Winni Oliveira de Sousa, Jandira Rosa Rodrigues da Silva, Maria Eneide, Sheila Silva Lima, Vera Lucia Rodrigues Alves e Viviane de Oliveira Alves.
“A Central de Reciclagem do Varjão fica em um galpão de triagem fundado em 2008.”
Os desafios por trás do trabalho nobre
A exposição joga luz não apenas na beleza do produto final, mas também nas dificuldades enfrentadas por quem atua na ponta da cadeia de reciclagem. Como relatado pela própria CRV, os caminhões de lixo costumam despejar materiais prensados e misturados com resíduos orgânicos. Isto porque o sistema de coleta não prioriza a separação correta. Este descaso, que vai na contramão da responsabilidade socioambiental, dificulta o trabalho e diminui a renda das famílias dependentes da venda de recicláveis.
Informações sobre a 2ª Edição da Mostra Extraordinária
Local: Espaço Cultural Athos Bulcão – Câmara Legislativa do DF
Data: 1º a 20 de Dezembro • Segunda a Sexta – 9:00 h às 19:00 h • Sábado e Domingo – 10:00 h às 17:00 h
Ingresso: Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre




