No catálogo da MUBI você pode conhecer o trabalho das diretoras Coralie Fargeat, Jane Campion, Kathryn Bigelow, Sofia Coppola e Chloé Zhao.
A cerimônia do Oscar® aconteceu durante o Mês da Mulher e precisamos lembrar que a diretora do filma A Substância é apenas a nona mulher a concorrer ao prêmio de Melhor Direção. A primeira edição do Oscar® aconteceu em 1929 e, por quase meio século, nenhuma mulher recebeu o prêmio de Melhor Direção. Apenas em 1976 a cineasta italiana Lina Wertmüller se tornou a primeira mulher indicada. Assim como Jane Campion em 1993 e Sofia Coppola em 2003, nenhuma mulher levou a estatueta.
Esse roteiro só foi alterado em 2010, quando Kathryn Bigelow se tornou a primeira das únicas três mulheres a vencer nessa categoria, até hoje. Esta coleção da MUBI reúne algumas obras essenciais de algumas diretoras indicadas ao Oscar® de Melhor Direção.
Filmes de diretoras que concorreram ao Oscar®
Mimi, o Metalúrgico – Dirigido por Lina Wertmüller
Mimi, um operário siciliano, perde o emprego por se recusar a votar no candidato da máfia. Deixando sua esposa para trás, ele vai para a cidade e recupera o ânimo nos braços da radical Fiorella, com quem começa uma nova vida como marido e pai confiável. Porém, o passado retorna para assombrá-lo.
Caçadores de Emoção – Dirigido por Kathryn Bigelow

Em Los Angeles, uma gangue de ladrões de banco chamada Ex-Presidentes comete seus crimes usando máscaras de Reagan, Carter, Nixon e Johnson. O FBI acredita que os membros da gangue podem ser surfistas e envia o jovem agente Johnny Utah (Keanu Reeves) disfarçado para se misturar com a gangue do surfista Bodhi (Patrick Swayze) para obter informações.
A Substância – Dirigido por Coralie Fargeat
Uma celebridade em decadência, interpretada por Demi Moore, decide usar uma droga clandestina, uma Substância que replica células e cria, temporariamente, uma versão mais jovem e melhor de si mesma. A Substância, vencedor no Festival de Cannes, é um filme que mistura body horror e sátira social.
Um Anjo à Minha Mesa – Dirigido por Jane Campion

Um Anjo à Minha Mesa conta, em pequenos quadros vivos impressionistas e interligados, a história de Janet (Kerry Fox), uma escritora de 23 anos erradamente diagnosticada com uma esquizofrenia. Janet passa por um longo calvário de tratamentos psiquiátricos e fica bem próxima de ser submetida a uma lobotomia. Só após o reconhecimento de sua obra literária, ela consegue seguir em frente, embarcando em uma jornada pela Europa.
Priscilla – Dirigido por Sofia Coppola
A adolescente Priscilla Beaulieu conhece Elvis Presley em uma festa e o astro se torna alguém completamente inesperado em momentos íntimos. Priscilla passa a viver uma paixão arrebatadora com o Rei do Rock e ganha um aliado na solidão e um melhor amigo. Nesse filme Sofia Coppola revela o lado oculto de um grande mito americano, seu longo caso de amor e o turbulento casamento de Elvis e Priscilla.
Sybil – Dirigido por Justine Triet
Depois de tentar suicídio, Sybil, que tem problemas de identidade, procura a ajuda da psiquiatra Corneila Wilbur. Ao longo de 11 anos de terapia, e da descoberta dos abusos que sofreu na infância, Sybil mostra as dezesseis personalidades que ela desenvolveu.
Songs My Brothers Taught Me – Dirigido por Chloé Zhao

Vivendo com sua mãe solteira na Reserva Indígena Pine Ridge, os irmãos Johnny e Jashaun enfrentarão novos desafios com a morte súbita do pai, um caubói que eles pouco conheciam. Johnny quer se mudar para Los Angeles, mas isso significa deixar sua querida irmã mais nova para trás. Um filme dirigido pela fantástica Chloé Zhao.