Bsbart

A transformação vem com as sementes

Festival Em Cantos - Música para Crianças
Quando:
03/02/2024 11:00
-
04/02/2024 11:00
Local:
Sesi Lab

Cuidar das sementes da vida!! O Espetáculo Sementes traz muita música e humor marcam a poética do solo teatral feito para crianças a partir de 3 anos.

O espetáculo trabalha com a metáfora poética da semente. A criação iniciou com as lembranças de uma brincadeira de criança em que diziam: “se você engolir uma semente de fruta nascerá uma planta na sua barriga”. Essas possibilidades e fantasias povoaram a mente da atriz e palhaça Caísa Tibúrcio durante a montagem desse solo.

A metáfora de plantar e cuidar de uma semente foi ganhando mais força com a influência imagética do filósofo Gaston Bachelard, com as metamorfoses naturais presentes na poesia de Manoel de Barros e principalmente a partir da referência arquetípica das Deusas ancestrais da Fertilidade.

É um espetáculo com temática ambiental e busca refletir sobre a relação da humanidade com a terra e seu cultivo. Além disto também traz um questionamento sobre a permanência da fome nos dias de hoje.

Sementes é uma obra que serve para experimentar o mundo sob o signo de uma semente, para ter a chance de cheira as flores imaginadas, para dançar e ouvir a música dos passarinhos, para comer a fruta nascida dos devaneios da infância, para afirmar a liberdade do sonho.

O espetáculo participou da III edição do TPMs -Temporada Internacional de Palhaças no Mês da Mulher em 2015 e o IV Encontro Internacional de Palhaças de Brasília integrando uma programação ao lado das palhaças de Hillary Chaplin e Pêpa Plana. Em 2016 fez temporada no Teatro Plinio Marco – Funarte/ DF com apoio do edital Cena Aberta. Integrou a Mostra teatral da Feira do Livro de 2016 do DF, Festibra (Festival de Teatro para a Infância), participou do Prêmio SESC de Teatro Candango de 2016, indicado a categoria de melhor espetáculo infantil.

Integrou a programação do Festival Internacional Cena Contemporânea de 2017, o Festival do Palco Cerrado em 2018, a Bienal do Livro de 2016 e 2018. Realizou apresentação no SESC Centro – GO, SESC de Anápolis, e Festival de Teatro de Dourados/MS, Festival de Teatro Popular de Fortaleza, Festival de Cascavel. Além disso, realizou uma temporada nos parques públicos do DF.

Em 2019, esteve em Portugal, na cidade de Lisboa, Seixal, Ponte de Sôr e Elvas, na Casa do Coreto, Casa Tangente, no Bolina Festival Internacional de mulheres palhaças e no Festival de Comicidade Gargalhadas da Lua.

Caísa Tibúrcio é Bacharel e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (2005/2017). Caísa tem cursos técnicos de canto (Escola de Música de Brasília), pandeiro, percussão, flauta (Escola de Choro Raphael Rabello). Atriz, diretora e palhaça, já esteve na direção de projetos como ‘Presépio de Hilaridades Humanas’, com circulação Nacional no Brasil pelo Palco Giratório/SESC em 2000.

Atua em “Achadouros: Teatro para bebês’ (vencedor em 2015 da categoria de melhor espetáculo infantil no Prêmio SESC – Brasília) com direção de José Regino e que já realizou apresentações em diversas regiões do Brasil em Festivais e Mostras de Teatro do Brasil (SP, RJ, MG e SC). Atua também no espetáculo “CRIA” com direção de Ana Flávia Garcia, de 2017 e esteve em Festivais teatrais (Vencedor de 3 Prêmio SESC de Teatro Candango – Melhor dramaturgia, melhor cenário e melhor iluminação).

É o núcleo de trabalho em que a atriz Caísa Tibúrcio convida outros artistas para compor seus espetáculos solos. Iniciou em 2015 com o espetáculo infantil ‘Sementes’ é o primeiro solo da atriz e palhaça. Com esse espetáculo Integrou a Mostra teatral da Feira do Livro de 2016 do DF, Festibra (Festival de Teatro para a Infância), participou do Prêmio SESC de Teatro Candango de 2016, indicado a categoria de melhor espetáculo infantil. Em 2023 participou do FESTIVAL BRINCA DO SESI LABI em Brasília, do Festival Cerrado Abierto em Mato Grosso do Sul, no SESC Goiânia e no Festival da Floresta na Caixa Cultural de Brasília.

Montaram o solo “Enluarada: uma epopeia sertaneja”, que estreou em 2019 e já foram selecionado para participar da Mostra SESC de Artes Cênicas, em 2019. Também fizeram uma turnê em Portugal pelas cidades de Lisboa, Seixal e Elvas. Em 2020 e 2021 participaram de Festivais virtuais e receberam o prêmio de Melhor espetáculo solo, melhor cenografia e melhor direção no Festival on-line Profesteatro.

Em 2023 fizeram uma apresentação no “Cantos – Festival de Música para crianças”  no Teatro da Caixa de Brasília em homenagem ao dia do Circo e compôs a programação de atrações infantis do Clube do Choro de Brasília.

Realização: Casulo Teatro

Atriz e Concepção: Caísa Tibúrcio Direção: Karla Concá
Dramaturgia: Caísa Tibúrcio
Direção Musical: Lucas Tibúrcio 
Cenário e Figurino: Roustang Carrilho e Caísa Tibúrcio
Iluminação: Larissa Souza
Fotografia: Diego Bresani
Registro videográfico: Fabiano Morari
Designer gráfico: Jana Ferreira

Data: 03 e 04 de Fevereiro – sempre às 11:00 h
Local: Sesi Labi – No Palco do túnel
Data: Entrada Gratuita

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Cinema, Livros e muito mais

Mídias relacionadas:

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposiçõe, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

iphone 15 pro
banner iphone
banner iphone