A Toca Literária do Cerrado convida o brasiliense para um evento com muita arte, sustentabilidade e que busca uma vida mais saudável.
O evento busca, a partir da literatura, dialogar com outras linguagens da arte para sensibilizar a população quanto ao uso responsável dos ecossistemas do Cerrado. A abertura do projeto coincide com o Dia Nacional do Cerrado, bioma com a maior biodiversidade vegetal do planeta.
A Toca Literária do Cerrado procura envolver as pessoas em um ambiente imersivo, onde o Cerrado é protagonista. Por isso as atividades realizadas acontecem em meio a uma cenografia com imagens de animais da fauna e também da flora do Cerrado.
Nesta grande tenda geodésica de bambu cheia de livros ilustrados e decorada com tapetes e almofadas, acontecem 32 leituras de histórias, seguidas de rodas de conversa, várias oficinas, e dois passeios-guiados. Um pela flora, dia 15 de setembro, e outro em busca de nascente na área do Parque, no dia 21.
Literatura e meio ambiente
Todas as ações do projeto, além de promoverem o gosto pela leitura, procuram estimular a convivência sustentável com o meio ambiente. Pois a comunidade pode viver de forma responsável com a natureza, revertendo assim sua degradação e perda de biodiversidade, principalmente no Cerrado. Essas ações buscam a preservação do bioma que está em constante ameaça.
A idealizadora do projeto Cristiane de Salles Moreira dos Santos diz: “a Toca Literária do Cerrado nasceu com a proposta de ampliar horizontes, desenvolver o pensamento crítico e impulsionar ações propositivas dos participantes, tanto o público quanto os envolvidos na organização”, detalha. A primeira edição do projeto, realizada em 2022, contou com fomento do FAC/DF, enquanto a presente tem como patrocinador o Instituto Neoenergia, por meio da LIC/DF.
Professora apaixonada pela leitura, Cristiane tem certeza de que o acesso à literatura, à arte e à ciência, fundamentos deste Projeto, promove a aprendizagem. “Isso está no centro da nossa proposta, pois temos certeza que a proximidade com os livros, com a cultura e com os especialistas pode ser um pilar na construção de cada pessoa, da democracia, da identidade nacional, do diálogo intercultural e da inovação”, ressalta Cristiane.
Informações Toca Literária do Cerrado
Local: Parque Ecológico do Riacho Fundo I
Data: De 11 a 21 de Setembro
Mais Informações: Clique Aqui