CAIXA Cultural Brasília recebe a Mostra Todos falam de mim, ninguém me representa, um olhar indígena sobre a obra de Johann Moritz Rugendas, com curadoria de Ziel Karapotó e Nara Galvão.
A exposição Todos falam de mim, ninguém me representa: um olhar indígena sobre a obra de Rugendas chega à CAIXA Cultural Brasília e permanece em cartaz até 1º de fevereiro. A realização é do Instituto Ricardo Brennand, a mostra apresenta um diálogo inédito entre o artista alemão Johann Moritz Rugendas (1802–1858). A produção contemporânea é do artista visual indígena Ziel Karapotó, um dos representantes do Brasil na 60ª Bienal de Veneza (2024).
– Continua Depois da Publicidade –
Sobre Ziel Karapotó e Johann Moritz Rugendas
Alagoano radicado em Pernambuco, Ziel Karapotó é oriundo da comunidade Karapotó Terra Nova e vive atualmente na Reserva Indígena Marataro Kaeté, do povo multiétnico Karaxuwanassu, em Igarassu (PE). Reconhecido por construir narrativas com protagonismo indígena, o artista desafia os discursos historicamente impostos sobre os povos originários.
Johann Moritz Rugendas é autor de importante registro iconográfico, documentou paisagens, fauna, flora e os costumes de diversos grupos sociais, incluindo indígenas e pessoas escravizadas, o que o fez conhecido por suas ilustrações detalhadas do Brasil e de outros países da América Latina.
– Continua Depois da Publicidade –

Cardume II, de Ziel Karapotó
A curadoria é assinada pelo próprio artista em parceria com a antropóloga e diretora do Instituto Ricardo Brennand, Nara Galvão. Juntos, constroem uma contranarrativa iconográfica e pictórica, propondo novas paisagens, diálogos e reflexões sobre as formas como os povos indígenas foram representados ao longo da história da arte e da formação da imagem nacional.
Informações Mostra Todos falam de mim, ninguém me representa
Local: CAIXA Cultural Brasília – SBS
Abertura: 9 de Novembro – 10:00 h
Visitação: Até 1º de Fevereiro • Terça a Domingo – 9:00 h às 21:00 h (não abre às segundas-feiras)
Ingresso: Entrada Gratuita
Estacionamento Gratuito: Finais de semana e Feriados – A Partir das 18:00 h
Classificação Indicativa: Livre




