Bsbart

TV Apada lança programas em Libras protagonizados por pessoas surdas

Local:
On-Line
Programas Audiovisuais Protagonizados Por Pessoas Com Surdez e Deficiência Auditiva

O conteúdo on-line da TV Apada é gratuito e traz entrevistas inéditas, debates e curtas-metragem apresentados na Língua Brasileira de Sinais.

A programação da TV Apada possui acessibilidade para todos os públicos e sua programação é inspirada pelo slogan: “Nada sobre nós, sem nós”. O projeto produz entrevistas e programas audiovisuais protagonizados por pessoas com surdez e deficiência auditiva, atuantes na cena cultural do DF e Entorno. Os programas já estão disponíveis e, até maio, chegam 72 vídeos em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

O conteúdo também possui acessibilidade por meio de legenda em português, closed caption, audiodescrição e interpretação versão-voz, técnica que traduz a Libras para as pessoas ouvintes. Idealizada pela Associação de Pais e Amigos dos Surdos do Distrito Federal (Apada-DF), a TV Apada reivindica o reconhecimento da Libras enquanto elemento cultural. As entrevistas do canal são realizadas pelas apresentadoras surdas Núbia Laismann e Andreia Ferreira e trazem a presença de artistas como a grafiteira Santa Surda, o artista plástico Marcos Anthony, integrantes da banda Surdodum, o dançarino Diego Portela, dentre outros.

A programação também inclui debates sobre direitos, poesia, contação de histórias e curtas-metragem. O conteúdo já está disponível, gratuitamente, no Youtube e no site da TV Apada. Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), a TV Apada conta com o apoio da Teus Sinais – Produção de Acessibilidade Cultural, Estúdio Formiguero e Nomade Vídeo Arte. O projeto toma como base o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão – LBI, legislações onde a deficiência é apontada como a combinação entre alguma limitação (física, mental, intelectual ou sensorial) do indivíduo. Barreiras impostas pela sociedade que impedem a sua participação social e o exercício de direitos em igualdade de condições.

“Buscamos dar visibilidade e protagonismo aos artistas e técnicos PcDs e aos projetos que tenham a acessibilidade e a inclusão como propósito no cenário cultural. A ideia é estabelecer igualdade de condições no campo da cultura e inspirar outros projetos a fazerem o mesmo, uma vez que a aplicação de ações de incentivo ainda são insuficientes”, afirma William Tomaz, diretor de acessibilidade.

O projeto-piloto da TV Apada surgiu de forma independente em 2014, a partir de conteúdos audiovisuais produzidos pela professora surda Rejane Louredo e pelo intérprete de Libras Marcos de Brito. O canal também é um desdobramento do Surdo Cinema, iniciativa idealizada por William Tomaz e lançada em 2017 com o objetivo de capacitar pessoas surdas usuárias de Libras no universo do audiovisual. A partir da captação de recursos via políticas de incentivo, as organizações realizadoras da TV Apada buscam dar continuidade à valorização da comunidade artística surda do DF e Entorno, contribuindo para a formação de plateia, a democratização do acesso à cultura e a difusão do audiovisual em Libras.

A Associação de Pais e Amigos dos Surdos do Distrito Federal (Apada-DF) surgiu em 1975. Seus 50 anos de história têm uma profunda ligação com a luta por direitos das pessoas surdas em Brasília e no Brasil. A instituição é uma criação de familiares e outras pessoas envolvidas na causa, em uma época onde as leis de inclusão das pessoas com deficiência eram incipientes. O objetivo da Apada-DF é levar informação aos que vivem cercados por barreiras comunicacionais impostas pela sociedade.

Veja abaixo um programa da TV Apada

Local: Conic – Edifício Venâncio II
Mais Informações: Clique Aqui

Equipe de Redação

Video

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal
Mais Cultura
Veja também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.