Oficina de rádio improvisada entre carteiras e quadros cria histórias que apresentam o grito de protagonismo de quem é silenciado pela sociedade.
Doze programas de rádio, criados inteiramente por estudantes do Centro de Ensino Fundamental 5 (CEF 05), de Sobradinho, levam o peso e a poesia das realidades que habitam os corredores escolares. Esta é a terceira edição do projeto Oficina de Rádio para Jovens que Planejam Voar, um grito de protagonismo que entrega o microfone a quem, por tanto tempo, foi silenciado.
– Continua Depois da Publicidade –
Os jovens confrontam o racismo estrutural e celebram a história de Brasília pelas lentes da periferia. Os programas denunciam a violência contra as mulheres, o bullying e as demais violências nas escolas, enquanto tecem estratégias de paz. Os jovens alertam para o desmatamento do cerrado e exaltam sua fauna, nos programas sobre animais do Cerrado.
Além disso, combatem a LGBTfobia com vozes que exigem respeito. Em tributo à cultura que os inspira, rendem homenagens a Caetano Veloso e Racionais MCs, ícones que são pontes entre gerações.
Oficina de Rádio já envolveu mais de 150 estudantes da rede pública
Sob mentoria de profissionais experientes, cada tema ganha vida através de pesquisas, entrevistas e uma curadoria musical afiada. As letras das músicas brasileiras selecionadas dialogam diretamente com as lutas e esperanças desses jovens narradores.
Não se trata apenas de conteúdo: é a entonação das vozes adolescentes, o ritmo das falas marcadas pelo território, o vocabulário que carrega a identidade das quebradas. Cada programa é um retrato falado das vivências desses jovens, agentes de transformação que reescrevem narrativas.
“Mais do que abordar temas, eles imprimem suas almas nas ondas sonoras”, reflete Dioclécio, que enfatiza: “não falam sobre a periferia; falam desde ela, com a autoridade de quem a habita”.
O projeto já envolveu mais de 150 estudantes da rede pública em três edições e passou a ser um farol de escuta e expressão. No dia 14 de agosto, quinta-feira, a partir das 14:30 h, no CEF 5, de Sobradinho, uma cerimônia vai marcar a entrega dos certificados aos estudantes participantes das oficinas.
É o reconhecimento de habilidades técnicas e a celebração da coragem em romper invisibilidades. Os programas gravados ganharão o mundo através da Web Rádio Eixo, parceira fundamental da iniciativa.
Informações Oficina de Rádio Para Jovens
Local: Rádio On-Line
Data: 14 de Agosto – 17:00 h
Classificação: Livre