Bsbart

Celebração dos 37 anos da Fundação Cultural Palmares

Local:
CAIXA Cultural Brasília
Fundação Cultural Palmares foi criada em 1992

Na última sexta, o BSB Art esteve na celebração dos 37 anos da Fundação Cultural Palmares na CAIXA Cultural de Brasília.

A Fundação Cultural Palmares foi criada em 1992, por meio do Decreto nº 418. Demorou 104 anos, desde a assinatura da Lei Áurea para que a cultura dos afrodescendentes fosse reconhecida como formadora da cultura brasileira. Eu estive na Serra da Barriga em 2023 e pude perceber o quanto Palmares, com suas rainhas Aqualtune e Akotirene, é a verdadeira raiz do Brasil. O quilombo é frequentemente associado às figuras de Ganga Zumba e Zumbi, mas quem realmente determinava os destinos eram essas duas figuras matriarcais.

Sobre a Fundação Cultural Palmares, ela é a guardiã de nomes, heróis e heroínas da cultura negra no Brasil. Foram muitos anos para a construção deste memorial que quase foi apagado durante o governo da extrema-direita. Nesse período tivemos um verdadeiro capitão do mato tentando apagar os nomes relevantes.

Nova direção a partir do governo Lula

Com a eleição de Lula, em 2022 e a nomeação de Margareth Menezes para o reimplantado Ministério da Cultura, a Fundação Cultural Palmares teve o privilégio de ter João Jorge alçado à presidência. Essa resistência é imprescindível, porque com muita luta o livro dos heróis pretos está sendo restabelecido. Nomes como Zezé Motta, Abdias Nascimento, Conceição Evaristo, Carolina de Jesus e Zélia Gonzalez, dentre muitos outros, voltaram a abrilhantar o panteão das celebridades.

A celebração contou com a participação do primeiro presidente da Fundação, Carlos Alves Moura, o embaixador da República de Cameroon, representante do Itamaraty, o presidente da Fundação Banco do Brasil, a Decana de extensão da UnB, Mãe Ana, do Axé Opô Afonjá. Além deles, o atual presidente, João Jorge e a ministra Margareth Menezes.

Shows e lançamento de livros

Após os eventos oficiais, que reconheceram duas comunidades quilombolas, uma de Parintins e a outra daqui de Santo Antônio do Descoberto, dois shows foram apresentados e livros lançados. E é importantíssimo ressaltar a presença maciça de personalidades negras na plateia. Zeladores de casas de Candomblé de diversas nações e vertentes, atores, trabalhadores e servidores da Fundação Cultural Palmares estavam presentes.

Houve show de Ana Mametto, Adão Negro, do grupo Obará. Além disso, o lançamento de dois livros fundamentais na luta antirracista: Cartilha de Denúncia: Racismo e Propostas Antirracistas na Educação e Pombagira – A Entidade Silenciada.

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal
Mais Eventos
Veja também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.