Bsbart

Brasil É Terra Indígena acontece em Brasília

Local:
Museu Nacional da República
Brasil É Terra Indígena reúne talentos da música, artes plásticas e artesanato dos povos originários no Museu Nacional da República.

Brasil É Terra Indígena reúne talentos da música, artes plásticas e artesanato dos povos originários no Museu Nacional da República.

Brasília passa a ser o centro da cultura dos povos originários nos dias 13 e 14 de dezembro, com a primeira edição do Festival Brasil É Terra Indígena. O evento acontece no Museu Nacional da República e tem entrada gratuita. Brasil É Terra Indígena traz shows, exposições de arte e debates sobre riqueza cultural e bioeconomia. No palco, destaques da música indígena fazem da capital um pólo de intercâmbio cultural brasileiro.

Destaques indígenas que integram o line-up do festival: Djuena Tikuna, Kaê Guajajara, Siba Puri, DJ Rapha Anacé, Tainara Takua, Gean Pankararu, Heloisa Araújo Tukue, Brisa Flow, DJ Eric Terena, MC Anarandá, Katú Mirim, Edvan Fulni-ô, Suraras do Tapajós, LaManxi, Brô MC’s e Grandão Vaqueiro. A seleção do line-up do festival prestigia artistas vindos dos seis biomas brasileiros.

Criado como um ato político e cultural, o projeto é uma ação que une o contemporâneo e o tradicional, dinamizando a produção cultural indígena e a auto-sustentação dos povos originários brasileiros. Neste rico cenário, o público tem acesso à música, artes plásticas, dança, economia criativa, bioeconomia, moda e gastronomia.

Parte integrante do festival, a Feira de Arte dos Povos Indígenas apresenta e valoriza formas de expressão de artistas indígenas, criando uma plataforma de inclusão social. A feira fica aberta nos dois dias de festival, das 9:00 às 20:00 h e tem curadoria do arquiteto Marcelo Rosenbaum. Estão convidados para expor seus trabalhos 80 artistas, vindos de todos os seis biomas brasileiros e integrantes dos povos como Yanomami, Macuxi, Terena, Baré, Ashaninka, Kadiwéu, Guarani, Guajajara, Tremembé, Wauja e Mehinaku.

Para promover o intercâmbio social e cultural com os povos indígenas, o Espaço Tecnologia e Ancestralidade foi criado para abrigar debates e rodas de conversa. Neste ambiente acontece o talk show Comunicação Indígena e Suas Narrativas. Participam deste amplo debate entidades e associações como Mídia Indígena, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Coordenação de Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Grande Assembleia dos Povos Guarani e Kaiowá (ATy Guasu), Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste), Comissão Guarani Yvyrupa e o Conselho do Povo Terena.

Data: 13 e 14 de dezembro

Atrações musicais : 13 dezembro, a partir das 19:00 h e 14 de dezembro, a partir das 18:00 h
 
Feira de Arte dos Povos Indígenas : 13 e 14 de dezembro, das 9:00 h às 20:00 h

Espaço Tecnologia e Ancestralidade : talk shows – 13 e 14 dezembro, a partir das 10:00 h 

Local: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2)

Ingressos: Entrada Gratuita

Para mais informações Clique Aqui

Hugo Machado

Publicitário, Escritor, CEO Host Marketing Digital, Botafoguense, praticante de esportes e fã de Rock.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal
Mais Eventos
Veja também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.