Bsbart

Brasil É Terra Indígena acontece em Brasília

Brasil É Terra Indígena reúne talentos da música, artes plásticas e artesanato dos povos originários no Museu Nacional da República.
Quando:
13/12/2023 10:00 am
-
13/12/2023 10:00 am
Local:
Museu Nacional da República

Brasil É Terra Indígena reúne talentos da música, artes plásticas e artesanato dos povos originários no Museu Nacional da República.

Brasília passa a ser o centro da cultura dos povos originários nos dias 13 e 14 de dezembro, com a primeira edição do Festival Brasil É Terra Indígena. O evento acontece no Museu Nacional da República e tem entrada gratuita. Brasil É Terra Indígena traz shows, exposições de arte e debates sobre riqueza cultural e bioeconomia. No palco, destaques da música indígena fazem da capital um pólo de intercâmbio cultural brasileiro.

Destaques indígenas que integram o line-up do festival: Djuena Tikuna, Kaê Guajajara, Siba Puri, DJ Rapha Anacé, Tainara Takua, Gean Pankararu, Heloisa Araújo Tukue, Brisa Flow, DJ Eric Terena, MC Anarandá, Katú Mirim, Edvan Fulni-ô, Suraras do Tapajós, LaManxi, Brô MC’s e Grandão Vaqueiro. A seleção do line-up do festival prestigia artistas vindos dos seis biomas brasileiros.

Criado como um ato político e cultural, o projeto é uma ação que une o contemporâneo e o tradicional, dinamizando a produção cultural indígena e a auto-sustentação dos povos originários brasileiros. Neste rico cenário, o público tem acesso à música, artes plásticas, dança, economia criativa, bioeconomia, moda e gastronomia.

Parte integrante do festival, a Feira de Arte dos Povos Indígenas apresenta e valoriza formas de expressão de artistas indígenas, criando uma plataforma de inclusão social. A feira fica aberta nos dois dias de festival, das 9:00 às 20:00 h e tem curadoria do arquiteto Marcelo Rosenbaum. Estão convidados para expor seus trabalhos 80 artistas, vindos de todos os seis biomas brasileiros e integrantes dos povos como Yanomami, Macuxi, Terena, Baré, Ashaninka, Kadiwéu, Guarani, Guajajara, Tremembé, Wauja e Mehinaku.

Para promover o intercâmbio social e cultural com os povos indígenas, o Espaço Tecnologia e Ancestralidade foi criado para abrigar debates e rodas de conversa. Neste ambiente acontece o talk show Comunicação Indígena e Suas Narrativas. Participam deste amplo debate entidades e associações como Mídia Indígena, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Coordenação de Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Grande Assembleia dos Povos Guarani e Kaiowá (ATy Guasu), Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste), Comissão Guarani Yvyrupa e o Conselho do Povo Terena.

Data: 13 e 14 de dezembro

Atrações musicais : 13 dezembro, a partir das 19:00 h e 14 de dezembro, a partir das 18:00 h
 
Feira de Arte dos Povos Indígenas : 13 e 14 de dezembro, das 9:00 h às 20:00 h

Espaço Tecnologia e Ancestralidade : talk shows – 13 e 14 dezembro, a partir das 10:00 h 

Local: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2)

Ingressos: Entrada Gratuita

Para mais informações Clique Aqui

Mídias relacionadas:

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposiçõe, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

iphone 15 pro
banner iphone
banner iphone