Bsbart

A cultura retorna para o coração de Brasília

Quando:
18/12 - 20:00h   a   23/12 - 20:00h
Local:
Teatro Nacional Claudio Santoro
Reabertura da Sala Martins Penna do Teatro Nacional Cláudio Santoro


Após quase 10 anos sem atividades, a reabertura da Sala Martins Pena traz de volta esse importantíssimo aparelho cultural de Brasília, o Teatro Nacional Claudio Santoro.

O Teatro Nacional Claudio Santoro, monumento da arquitetura de Oscar Niemeyer, ficou abandonado ao longo de mais de 10 anos. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e o Ministério Público do DF e Territórios determinaram o fechamento do teatro. Isso por causa do descumprimento de muitas normas de segurança, ainda durante o governo de Joaquim Roriz, em 2004.

Ficou abandonado ao longo de 10 anos, e só no período de Agnelo Queiroz, iniciou-se o processo licitatório. Contudo, foram muitos anos de idas e vindas com a comunidade artística nacional e distrital sofrendo com o abandono da sala.

A casa da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro também esteve fechada por 20 anos. Ao longo desse tempo, a OSTNCS teve de se apresentar no teatro Plínio Marcos e muitos eventos de grande porte deixaram de acontecer por falta do aparelho cultural mais importante. Desde a sua inauguração, no aniversário de 6 anos da cidade, em 21 de abril de 1966, funcionou ininterruptamente.

Na Sala Villa Lobos, dentre outros, eu pude ver a inesquecível companhia de teatro de Philippe Genty; a montagem de Sonho de Uma Noite de Verão pelo Cheek By Jowl; Fernanda Montenegro e André Valli em Alta Sociedade; Todo Mundo Sabe que Todo Mundo Sabe, de Miguel Fallabela.

A sala Martins Penna, mais intimista, também teve programação intensa e a peça mais importante de que me lembro foi 1492, um Fax para Cristóvão Colombo, com a magnífica Denise Stocklos.

A Sala Martins Pena está restaurada e agora possui capacidade para 480 pessoas, com 470 poltronas e espaços adaptados para cadeirantes e pessoas com deficiência visual. Entre as melhorias estão a substituição de poltronas, carpetes e cortinas por materiais não inflamáveis, a modernização dos sistemas de ventilação e iluminação, e a reforma dos banheiros para torná-los acessíveis.

Ainda que incompleta, pois apenas a Sala Martins Penna está finalizada, a reinauguração do teatro é um dos eventos mais aguardados pela classe artística distrital. A reabertura será marcada pelo projeto Viva o Teatro, com uma programação especial que ocorrerá nos dias 18, 20, 21, 22 e 23 deste mês, reunindo apresentações de artistas locais, nacionais e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS).

O dia 20 de dezembro marca a volta da OSTNCS à Sala Martins Pena, na qual a sinfônica não se apresentava desde dezembro de 2013. Sob o título O Novo Ato, o concerto, com início às 20:00 h, contará com a participação de Chitãozinho e Xororó, interpretando sucessos como Evidências.

A programação aberta ao público começa no sábado, com o show Recomeço, do cantor e violeiro Almir Sater. Almir traz clássicos da música regional e poética ao som da viola caipira.

No domingo, o destaque será para as artes cênicas com o espetáculo TelaPlana, da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo, que realizará duas sessões. Já na segunda-feira, o rock de Brasília será homenageado no show Hoje é Dia de Rock, da banda Plebe Rude e convidados.

Almir Sater
Data:
21 de dezembro – às 19:30 h

TelaPlana – Cia Os Melhores do Mundo
Data: 22 de dezembro • Às 17:00 h e às 19:30 h

Plebe Rude e convidado
Data: 23 de dezembro – às 20:00 h

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal
Mais Eventos
Veja também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.