Bsbart

5º CineFestival Internacional de Ecoperformance

Quando:
16/06 - 19:00h   a   21/06 - 21:00h
Local:
UnB e Cine Brasília
A União Entre Cinema e Ecologia

O 5º CineFestival Internacional de Ecoperformance apresenta as tenções entre meio ambiente, corpo, ancestralidade e memória, com a presença de especialistas.

Em parceria com o Departamento de Artes Cênicas da UnB, o CineFestival Internacional de Ecoperformance será sediado em Brasília, pela primeira vez. A coreógrafa Maura Baiocchi e a atriz Mônica Bernardes são as curadoras do evento, cuja programação gratuita exibe 44 curtas-metragens de 24 países. Haverá produções das Américas, da Ásia, África, Europa e Oceania.

Extensa programação

A programação na UnB (16 e 17/6) inicia com o 1º Seminário de Ecoperformance.

No dia 16, a abertura terá participação da coreógrafa Giselle Rodrigues, coorganizadora do IEFF em Brasília e coordenadora do Núcleo Experimental em Movimento da UnB, e da professora Nitza Tenenblat, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.

Palestra “Ecoperformance – perspectivas possíveis para as artes performativas“ com o alemão Wolfgang Pannek, diretor de produção do festival

Exibição de curtas internacionais como “i mbliana” da irlandesa Zoë Uí Fhaoláin Green e “Beton Sakti” dos diretores Alfred Banze (Alemanha) e Agus Nur Amal (Indonésia). 
À tarde, a oficina teórico-prática “Ecoperformer e SimbioCena” será ministrada por Maura e Mônica Bernardes.

No dia 17, a mesa Ecoperformatividades: novas ecologias nas artes contemporâneas 

O ator e professor da UFG Alexandre Nunes, fundador da revista Arte da Cena; a cineasta Betânia Victor, idealizadora do CineFest São Jorge; a artista Debora Dodd Macedo, fundadora do coletivo Políticas da NaturezaMaria Fernanda MirandaRita de Almeida Castro, coordenadora do grupo Poéticas do Corpo da UnB; além de Baiocchi e Pannek.

Mostra “Eco[po]éticas do Centro-Oeste” exibe curtas-metragens como “Cerrado Ancestral” de Maura Baiocchi“Água Viva” de Eva Santoro, e “EcoPanFormance” de Alexandre Nunes.

Roda de conversa com 12 artistas regionais, incluindo Leonardo Hecht (codiretor de “Lubrina”), Tatiana Bittar (codiretora de “Mundos”) e Cristhian Cantarino (diretor de “Corpo Desencanto”).

No Cine Brasília, dia 20 e 21 de junho, quatro sessões competitivas apresentam os filmes

Madame Margaux, da singapurense Nikki Tan

Dijî Jibîrkirinê (Contra o Esquecimento) do curdo-americano Azad Azizyan

We are all Dogs (Somos todos cães) do iraniano Aminreza Alimohammadi

O Fazedor de Mirantes dos brasilienses Betânia Victor e Lucas Franzoni 

Mar de dentro da catarinense Nu Abe.

O IEFF concede prêmios nas categorias Ecopoeticas, Ecodrama, Ecoanimação e Ecodocumentário e o Environmental Dance Prize patrocinado pela alemã Company Christoph Winkler

Entre os coorganizadores internacionais destacam-se Alina Tofan do Coletivo Plastic Performance (Romênia), Rodrigo Marcó del Pont e Daniel Deybe do Centro Cultural Montfleuri-sur-Mer (Argentina), e da produtora Victoria Fraticelli (Córdoba).

A produção gráfica é de Hiro Okita, e a realização é da Taanteatro Companhia e Transcultura Projetos Artísticos, com apoio da UnB, UFG, Cine Brasília e redes culturais em três continentes.

Informações 5º CineFestival Internacional de Ecoperformance

Local: UnB – Campus Darcy Ribeiro
Data: 16 e 17 de Junho
Programação Completa: Clique Aqui

Local: Cine Brasília
Data: 20 e 21 de Junho
Programação Completa: Clique Aqui

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal
Mais Eventos
Veja também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.