Projeto pluricultural promove atividades culturais relacionadas à literatura de cordel e ao repente, registrados como bens do patrimônio imaterial cultural brasileiro.
A Literatura de Cordel e o Repente são expressões genuínas da cultura brasileira originária do Sertão Nordestino. Registrados respectivamente em 17/9/2018 e 11/11/2021, como bens do Patrimônio Imaterial Cultural Brasileiro, estes dois gêneros vêm sendo apresentados em eventos que homenageiam a expressiva e importante produção artística de Donzílio Luiz de Oliveira.
Com o nome de Poesia Nordestina, o projeto está circulando por Bibliotecas, Escolas Públicas, Pontos de Cultura e Centros de Atenção Psicossocial nas Regiões Administrativas de Taguatinga, Guará e Vicente Pires. Localidades onde estão sendo realizados Saraus Poéticos, Oficinas de Literatura de Cordel além da distribuição de três mil Livretos de Cordel, dois de autoria de Donzílio e um de poeta convidado, em versões em braile, áudio e PDF.
Das dezesseis oficinas programadas, seis serão online e em parceria com a Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DR e Entorno e com o Ponto de cultura Invenção Brasileira. As dez restantes serão presenciais, realizadas em escolas públicas da rede de ensino e espaços culturais.
Os saraus presenciais contarão com a presença de poetas convidados e repentistas, além da ilustre presença de Donzílio Luiz.
Quem é Donzílio:
Donzílio (91), é o mais ativo cordelista do DF em volume de publicações poéticas em livros e livretos de Cordel. Suas obras são material base de oficinas e o poeta é frequentemente consultado por outros como revisor. Seu trabalho transcende gerações, com uma literatura que enfatiza aspectos culturais do sertão nordestino
Informações sobre aulas de Poesia Nordestina e Cordel
Próximos saraus:
Data: Dia 10 de agosto
Local: Mercado Sul de Taguatinga (QSB 12/13)
Horário: a partir das 19:00 h – Com Donzílio Luiz, poetas e repentistas
Data: Dia 28 de outubro
Local: CAPS II de Taguatinga (QNA 39, Área Especial 19)
Horário: a partir das 15:00 h Com Donzílio Luiz, poetas e repentistas