O 3º Encontro de Ceramista do DF e Entorno acontece esse mês no Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante.
O NACO – Núcleo de Arte do Centro-Oeste idealizou o Encontro de Ceramista do DF e Entorno, que, neste ano, chega à sua 3ª Edição. O evento ocorre entre no Museu Vivo da Memória Candanga, com entrada franca.
Esse encontro busca estreitar a relação entre artistas, além de contribuir com sua formação por meio de oficinas gratuitas e palestras. Além disso, o Encontro de Ceramista quer aproximar o público a quem cria objetos, peças e esculturas tão singulares e que encantam o toque e o olhar.
Criar uma cerâmica envolve diferentes processos e várias técnicas possíveis. A matéria prima principal é a argila, por isso os insumos para produção de esmalte têm incontáveis texturas, cores e densidades. Isso torna essa arte extremamente delicada e com infinitas variedades, algo que torna cada peça única, pois carrega a identidade de quem as produz.
Várias técnicas de ceramistas
A cerâmica tem várias técnicas e as mais comuns são placa, belisco e acordelado, enquanto entre as de esmaltação estão as de imersão, de borrifação e de pincelada. Os processos envolvem a secagem natural e as de queima, que podem ser em fornos elétricos ou à lenha.
Outra ação que compõe a programação desta 3ª Edição do Encontro de Cerâmicas do DF e Entorno é a exibição de uma Mostra de Vídeos. Essa mostra apresenta uma filmografia de 15 títulos documentais que descortinam a produção cerâmica em terras indígenas, nas periferias, em ateliês coletivos, além de biográficos sobre mestres e mestras nessa arte
Informações 3º Encontro de Ceramista
Local: Museu Vivo da Memória Candanga – Núcleo Bandeirante
Data: 24 a 28 de Maio – das 14:00 h às 18:00 h
Informações: Clique Aqui