Goiânia será palco do 1º Festival Diaspóricas de Cinema e Música Negra, no Centro Cultural Martim Cererê, para celebrar mulheres que movem a cultura afrobrasileira.
O Festival reúne intelectualidades negras que performam movimentos artísticos diversos. Haverá shows, mostra de curta-metragens, oficinas e feira de afroempreendedoras. “É importante que artistas negras se celebrem e se reconheçam nos trabalhos umas das outras. O festival vem pra gente olhar para nossas potencialidades. É pensando como uma forma de incentivo a novas produções artísticas e intelectuais“, afirma Ana Clara Gomes, diretora e idealizadora do projeto.
O Festival Diaspórica é uma extensão de uma série homônima. Esta série destaca musicistas negras do Centro-Oeste e utiliza a música como forma de (re)existência frente ao racismo, ao sexismo e outras opressões estruturais. Mulheres negras do audiovisual criaram a iniciativa e ela celebra a cultura afrogoiana, além de incentivar o trabalho delas na música e no cinema.
– Continua Depois da Publicidade –
Destaque para as afroempreendedoras
Um dos destaques na programação é a feira Anadir Cezario de Afroempreendedoras. Nela, empreendedoras negras cis e trans exporão produtos das áreas de moda, artesanato, alimentação e bem viver. Anadir Cezario é assistente social e cofundadora da ONG Dandara no Cerrado. Além disso, é liderança em espaços de combate às discriminações raciais e de gênero.
Informações sobre o Festival Diaspóricas de Cinema e Música Negra
Local: Centro Cultural Martim Cererê
Data: 20 e 21 de Setembro – 14:00 h
Ingresso: Entrada Franca – Mediante doação de 1 kg de alimento não perecível




