Bsbart

CCBB traz Festival Paraísos Tropicais no Carnaval

O CCBB Brasília traz o Festival Paraísos Tropicais e promete um Carnaval com música e artes cênicas
Quando:
10/02/2024 09:00 am
-
10/02/2024 09:00 am
Local:
Brasília

O Festival Paraísos Tropicais promete um Carnaval com música e artes cênicas, conduzindo o público pela fantasia da ficção e pela magia do surreal. Essas múltiplas linguagens artísticas acontecerão em ambientes espalhados por toda a área externa e no Teatro do CCBB Brasília. 

A programação musical do Festival Paraísos Tropicais vai trazer fanfarras, bandas, DJs e blocos que arrastam milhares de pessoas pelas ruas do DF. Com expressiva representatividade feminina, o festival apresenta as trupes percussivas Batalá, de valorização da herança dos povos africanos e Maria Vai Casoutras, que mistura ritmos como axé, forró e samba em releituras ao som de tambores. Além disso, o CCBB Brasília vai ter o samba, pagode e axé da banda SaiaBamba. Todas essas bandas são formadas exclusivamente por mulheres. 

O Paraísos Tropicais conta com a participação das DJs Karla Testa, com seu set tropicalista; La Baladêra, que mistura cultura popular brasileira com música contemporânea; aos sets que mesclam Afrobeat, Funk e desafiam fronteiras musicais de Labonita; à paixão de alegrar corações e almas selvagens com ritmos malemolentes de Libertina e à mistura eletrônica, com batidas de funk, trap e ritmos latinos de Magah

O Festival tem também a presença do Bloco Bora Coisar, com seus ritmos do Norte e liderado por Emília Monteiro; a Capivareta Repercussiva, que passeia entre o reggae, o axé, o maracatu e o samba; o Bloco do Amor, para celebrar todas as formas de amar; o Patubatê, que convida o público a cantar clássicos do funk nacional, samba, axé, MPB, em arranjos que vão de encontro com a Ciranda, o Ijexá, o Galope, o Samba e o Samba-Reggae e o Divindades, bloco que conecta música, performance, espetáculo e mitologias. 

Além diss, as artes cênicas e circenses também estarão presentes no Festival Paraísos Tropicais, com os espetáculos {Entre} Cravos & Lírios, peça premiada que flerta com a improvisação cômica universal e leva o público às gargalhadas; o intimista Cabaré Luneta de números circenses brincantes; Inesperável Público com a essência do circo cômico lúdico e fantástico de maneira minimalista; as acrobacias elaboradas e desafiadoras nos aparelhos lira, tecido, trapézio, straps, corda, gota e mastro pendular em MirageTransições Cia. de Dança e Artes, que resgata, por meio da dança e da junção de corpos, a cultura popular brasileira no cenário contemporâneo. Os espetáculos serão apresentados no Teatro do CCBB. 

O Festival é um evento para todas as idades, pois vai contar com espaços de convivência, bar e food trucks, além de áreas reservadas para oficinas de circo, com malabares, bambolê e acrobacias aéreas. Mas nos intervalos da programação, artistas irão surpreender foliões e foliãs com performances de tirar o fôlego.  

Capivareta Repercussiva

É de gente bonita, elegante e sincera, o bloco percussivo Capivareta Repercussiva, nome que faz referência ao bicho amoroso que está sempre em bando pela cidade, a Capivara. O repertório diverso passeia por ritmos populares como reggae, axé, funk, maracatu, samba e outros.

Maria Vai Casoutras

Criada em 2012, Maria Vai Casoutras é uma banda percussiva exclusivamente feminina com o propósito de valorizar o papel da mulher no cenário cultural. Genuinamente brasileira, a musicalidade da banda mistura ritmos como axé, forró e samba, mas releituras ao som de tambores.

Emília Monteiro – Bloco Bora Coisar

Vocalista do Bloco Bora CoisarEmília Monteiro é cantora, de família amapaense e radicada em Brasília, e a “representante maior do Norte do país na Capital Federal”, em reconhecimento à sua expressiva presença de palco. Afilhada musical Dona Onete, leva ao público Marabaixo, Carimbó, Lundu, Batuque do Amapá e Zouk Love, em arranjos contemporâneos.

DJ Karla Testa

Cantora, produtora musical e artista performática brasiliense, Karla Testa se destaca como DJ pela versatilidade e irreverência no palco, seus sets trazem uma energia delirante, fazendo com que cada pista seja única. Além disso, sua pesquisa musical relembra os tempos da Tropicália chega ao melhor do axé 90.

DJ Magah

Artista da música, arte circense e performance, DJ Magah agita qualquer reunião com seus sets cuidadosamente curados. Fundadora de coletivo e bloco feminino LGBTQIAP+, mistura em suas pick-ups o eletrônico, mas com batidas de funk, trap e ritmos latinos.

Mirage

Espetáculo Mirage, da Cia. Miragem, é um espetáculo de Circo, no qual sete artistas compõem a cena com acrobacias elaboradas e desafiadoras nos aparelhos lira, tecido, trapézio, straps, corda, gota e mastro pendular. Pois sua dramaturgia original narra a formação e transformação do mundo, através do tempo, espaço e dos elementos da natureza.

Bloco do Patubatê e Patubatê Mais

Referência e precursor em Brasília, o Bloco do Patubatê e Patubatê Mais explora vertentes da música em versões tocadas a partir de instrumentos nada convencionais. Pois em seu eletrizante corteja, convida o público a cantar clássicos do funk nacional, do samba, do axé, da MPB, em arranjos que vão de encontro com a Ciranda, o Ijexá, o Galope, o Samba, o Samba-reggae e outros.

SaiaBamba

Formada por mulheres, a SaiaBamba traz um repertório que agrada todos os gostos e difícil de curtir parado, com versões originais da popular música brasileira e composições autorais, num passeio pelo samba, pagode e axé. Mas o grupo também se arrisca pelo pop nacional e internacional, mas com um ritmo sambado como adoram fazer.

Bloco Divindades

Bloco Divindades é uma experiência imersiva, que conecta música, performance, espetáculo e mitologias. A folia, atravessada de mitologia, evoca a divindade que há em cada um e abre um harém de corpos cheios de diversidade.

DJ Naju

Amamente de música brasileira, DJ Maju é defensora do carnaval como estado de espírito e da música como deleite, seus sets passeiam da MPB ao samba, da macumba à tropicália.

DJ Conceitinho

Pétala Conceitinho é DJ anarcofunk das Rainhas do Babado, uma das vozes do pop intuitivo da SUSHI V01D e vocal na banda de trapnobrega Recalque. Quando discoteca, seus sets são recheados das sonoridades dos grupos que integra.

Na Pegada Popular no Coração do Brasil

Da Transições Cia. de Dança e Artes, fundada em 2014 em Planaltina-DF, o espetáculo Na Pegada Popular no Coração do Brasil resgata, por meio da dança e da junção de corpos, a cultura popular brasileira no cenário contemporâneo e, a partir do diálogo entre as diferentes estéticas, ultrapassa barreiras enquanto Cia de dança na periferia, onde viver de arte é lutar pela arte.

Batalá Brasília

100 mulheres, pertencentes às mais diversas origens sociais e étnicas, unidas pela valorização da herança dos povos africanos, essa é a levada do grupo Batalá Brasília, que integra uma rede mundial de música e dança com integrantes espalhadas pelo mundo. Como ritmo de cabeça, o Samba Reggae, gênero musical surgido em Salvador/BA na década de 1980. A Banda atua no DF desde 2003, sempre buscando participar de agendas que defendam a cidadania plena e a universalização do bem viver.

Kirá – La Baladêra

Bloco La Baladêra, criado pelo artista Kirá em sua autêntica “Candangaria”, mistura a cultura popular brasileira com a música contemporânea mundial, mas com um som único e original. Uma metamorfose que passeia do Xote ao Pagodão Baiano, da Salsa ao Carimbó, do Brega ao Punk Rock, da Cumbia ao RAP.

Coletivo Bloco do Amor

Desde 2016, o Coletivo Bloco do Amor é do carnaval brasiliense o que estreita os laços afetivos, celebrando todas as maneiras de ser e de amar. Pois seu desfile transcende estigmas e leva às foliãs e foliões o carnaval mais colorido e plural do DF.

DJ LaBonita

Desde 2016, DJ LaBonita tem movimentado a cena underground brasiliense, com sets que mesclam Afrobeat, Funk e desafiam fronteiras musicais. Sua paixão por quebrar paradigmas e promover a representatividade feminina na música é sua marca como uma das principais vozes desse movimento.

DJ Libertina

Andante do Monte Roraima ao Rio Parnaíba, do extremo norte ao Piauí, com o coração no Planalto Central, DJ Libertina gosta de tocar ritmos malemolentes, pois sua paixão é alegrar corações e almas selvagens.

{Entre} Cravos & Lírios

Inspirado em obras de grandes dramaturgos como Samuel Beckett, Nicolai V. Gogol e William Shakespeare, o premiado espetáculo {Entre} Cravos & Lírios, da BRsa Coletivo de Artistas, flerta com a improvisação cômica de Denis Camargo e Ana Vaz, em cena. De humor com caráter universal, leva o público a gargalhadas.

Local: CCBB Brasília
Data: Sábado, Domingo e Terça-Feira de Carnaval – Das 9:00 às 21:00 h
Ingressos: Entrada Gratuita – Retire na Bilheteria do CCBB
Classificação: Livre

Marque na sua agenda, pois o Carnaval 2024 inicia no dia 9 de fevereiro e vai até 13 de fevereiro.

Mídias relacionadas:

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposiçõe, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

iphone 15 pro
banner iphone
banner iphone