O festival de arte urbana Vulica, iniciado em Minsk na Bielorússia, chega à Capital em alto estilo e promete renovar o Centro de Brasília.
Ontem o BSB Art participou da coletiva de imprensa de lançamento do Festival Vulica (pronuncia-se vulitza). Estavam presentes o diretor do movimento, o presidente da OSC Do Setor (que cuida do SCS), o presidente do IPHAN, um representante do Ministério da Cultura e o subsecretário de cultura e economia criativa do Distrito Federal.
Todos os presentes fizeram discursos defendendo o aumento da participação cultural e da economia criativa no Distrito Federal. Para tanto, exemplificaram as alterações urbanas acontecidas, principalmente em Minsk, a partir da primeira intervenção. Lá, depois da intervenção numa fábrica abandonada, situada numa rua mais pobre, as pessoas começaram a frequentar o lugar e um ecossistema de economia retornou. Hoje é conhecida como Vulica Brazil (Vulitza Brasil).
O Setor Comercial Sul e o Conic passam por um processo de degradação constante há algum tempo. Os imóveis perderam o valor e a questão da segurança pública durante a noite são fatores agravantes dessa situação. Por causa disso os artistas de rua de Brasília, Goiânia, Baltimore e Minsk farão intervenções nas empenas dos edifícios.
– Continua Depois da Publicidade –
O Vulica busca a reurbanização pela arte
A esperança é que esse festival e as intervenções sejam capazes de transformar novamente o centro de Brasília numa região efervecente de cultura, comércio e vida urbana. Eu ainda me lembro quando cheguei aqui, em meados da década de 1980, o Setor Comercial Sul era um ponto de múltiplos interesses, cheio de gente transitando, forte comércio, bons restaurantes.
Atualmente, tanto o SCS quanto o Conic estão com diversas salas vazias, vários comércios abandonados. Isso aumenta a quantidade de pessoas em situação de rua, consumo de entorpecentes e violência urbana. O projeto tem apoio tanto do IPHAN quanto da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, na tentativa de revitalizar a região.
Além dessa projeção, há ainda a proporção de artistas homens e mulheres atuando na confecção de vários painéis nas empenas de diversos edifícios. A parceria com a Petrobrás também é essencial para a consecução dos objetivos do projeto.
Programação Festival Vulica
Local: Conic e Setor Comercial Sul
Data: 12, 13 e 14 de Agosto • 9:00 h às 18:00 h
Sesi Lab: Oficina de desenho com Igor Baldez “Olhar de Dentro: Autorretrato Intuitivo” – Turma especial em parceria com ACNUR • 14 de Agosto • 9:00 h às 12:00 h e 14:00 h às 17:00 h (Turma aberta ao público)