O Brasil vive um momento de grande exposição cultural no estrangeiro e, em consequência, é convidado de honra no Marché du Film, em Cannes.
A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, desembarca em Cannes para promover a indústria audiovisual brasileira, apresentar talentos e estabelecer novas parcerias internacionais. O Brasil é o País de Honra do maior mercado internacional de filmes e profissionais do cinema no mundo, durante o 78º Festival de Cannes.
Para esse intento, a ministra terá uma série de agendas, dentre elas, recepcionar como anfitriã a Festa de Abertura do Marché du Film, na Plage des Palmes. Nessa festa o destaque é o show da cantora Luedji Luna. Além disso, ela estará na conferência Ecossistema Audiovisual e as Instituições Brasileiras. A Ministra da Cultura se encontrará ainda com 65 agentes que compõem a delegação brasileira do setor audiovisual. A extensa agenda se encerra com a apresentação da estreia mundial do filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça.
Esta nomeação do Brasil como País de Honra fez com que a presença brasileira em Cannes batesse recordes. “A nomeação do Brasil como País de Honra é uma conquista histórica e coroa este grande momento vivido pelo audiovisual brasileiro que não começa nem se encerra com o Oscar para ‘Ainda Estou Aqui’. Nossa gestão entende que o setor audiovisual é uma indústria potente, uma poderosa ferramenta de soft power e um pilar fundamental da economia criativa. Por isso, o investimento que fazemos é histórico também“, ressalta a Ministra.
– Continua Depois da Publicidade –
O Brasil no Marché du Film
Neste ano, o Brasil estará presente com dois estandes. O principal é o do projeto Cinema do Brasil, que conta com o apoio institucional do MinC, e tem uma área de 96m². Já o segundo espaço, de aproximadamente 37m², será compartilhado entre SPCine e RioFilme. Ambos os estandes são pontos estratégicos de articulação internacional e de promoção do setor audiovisual brasileiro.
Entre os principais programas do Marché du Film, os talentos do setor audiovisual brasileiro podem ser vistos no Cannes Docs, Producers Network, Goes to Cannes, Cannes Makers, Spot the Composer e no Co-Production Day. São encontros de negócios, atividades institucionais e ações de promoção internacional da produção audiovisual brasileira. Além disso, o Brasil sediará três painéis de conferências para oferecer uma visão aprofundada do seu dinâmico setor audiovisual.
Como o Marché é, prioritariamente, para o mercado audiovisual, o foco da participação brasileira está na comitiva empresarial, com produtoras e profissionais da cadeia produtiva.
“O Brasil é um país de produtores, fazedores, trabalhadores e de consumidores do audiovisual. A gente tem realizado esforços no sentido de fortalecer o cinema brasileiro que tanto nos encanta e encanta o público estrangeiro. Estamos colhendo os frutos de um governo que reconhece a importância de investir cada vez mais em políticas para este setor”, ressalta a Ministra.
A participação brasileira no Marché Du Film é organizada pelo Ministério da Cultura do Brasil, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Instituto Guimarães Rosa, Embaixada do Brasil em Paris e a ApexBrasil. A iniciativa desempenha papel fundamental na Temporada Brasil-França e realiza uma série de atividades. Uma grande festas para celebrar os 200 anos de relações diplomáticas entre as duas nações.
Informações MinC no Marché du Film – Brasil País de Honra
Local: Cannes – França
Data: 13 a 20 de Maio
Mais Informações: Canal Brasil em Cannes no WhatsApp – Clique Aqui