O Brasil é o país que mais mata integrantes da população LGBTQIAPN+ no mundo e, por isso, as marchas de conscientização são tão importantes
Em sua terceira edição, a Marsha Trans Brasil ocupa o centro de Brasília. A Associação Nacional de Travestis-Antra e Transexuais e o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades-Ibrat são as organizadoras do evento. Será uma manifestação político-cultural e a concentração ocorrerá em frente ao Congresso Nacional. Depois, haverá uma caminhada até o Museu Nacional da República. Entre as participações confirmadas estão a deputada federal Erika Hilton e a cantora Pepita.
A grafia do evento é em homenagem a Marsha P. Johson, referência trans mundial. Ele serve para reverberar a voz da população transexual brasileira. Para tanto, o evento conta com a participação de pessoas trans da política, do ativismo e da cultura. Além disso, estarão presentes ativistas vindos de diversos estados da federação.
– Continua Depois da Publicidade –
Expressão de uma grande construção coletiva
Para a presidenta da Antra, Bruna Benevides, a programação da Marsha Trans Brasil 2026 expressa uma construção coletiva. “São mais de 65 entidades unidas, compostas por movimentos sociais nacionais e locais, sindicatos, organizações internacionais e ativistas comprometidos com a defesa dos direitos das pessoas trans e travestis“, detalha.
O eixo central da manifestação é o enfrentamento ao genocídio de pessoas trans e travestis e a garantia do direito à vida. Além disso, a organização defende o direito ao nome, à identidade de gênero e ao reconhecimento legal pleno, bem como a imediata publicação do Paes Pop Trans. Complementam essas pautas o enfrentamento à transfobia no sistema judiciário e na segurança pública, a proteção de pessoas trans em contextos de migração e refúgio. Ademais, o combate à agenda antitrans e a valorização do acúmulo histórico dos movimentos sociais trans como base para soluções políticas
Confira a programação completa
24 de janeiro
Jornada Ibrat
Local: St. Paul Plaza Hotel
Horário: 9h
Bailinho Trans
Local: Teatro dos Bancários
Horário: 15h
25 de janeiro
Marsha Trans Brasil 2026
Local: Em Frente ao Congresso Nacional
Horário: 13h
Shows com Pepita e DJs
Local: Museu Nacional da República
Horário: 19h
After da Marsha + Karaokê
Local: Lah no Bar
Horário: 22h
26 de janeiro
Fórum Nacional de Marchas Trans
Local: Anexo 2 da Câmara dos Deputados
Horário: 9h
Fórum Nacional de Transmasculinidades Negras e Periféricas
Local: Anexo 2 da Câmara dos Deputados
Horário: 10h
Seminário Ativismos e Famílias em Defesa das Juventudes Trans
Local: Anexo 2 da Câmara dos Deputados
Horário: 14h
Visibilidade Trans Nacional no Ministério dos Direitos Humanos e Lançamento do Dossiê da Antra 2006
Local: Auditório do Ministério dos Direitos Humanos
Horário: 17h
27 de janeiro
Seminário Educação Para Transformar
Local: Sede da OAB-DF, Auditório José Paulo Sepúlveda Pertence
Horário: 10h




