A Mostra do Filme Livre retorna para ocupar o Cine CCBB e vai exibir mais de 160 curtas e longas-metragens independentes.
A MFL nasceu em 2002, no CCBB RJ, e procura dar espaço e voz aos filmes criados sem patrocinadores. Ou seja, aqueles realizados em família ou entre amigos, por pequenas e médias empresas, em escolas de arte ou coletivos formais e informais. Pois esse grupos desenvolvem os seus filmes, mas não têm onde exibi-los.
Na época que a MFL surgiu, não havia distinção entre cinema e vídeo e, portanto, o evento foi o primeiro a exibir todos os formatos e gêneros nas sessões. Nos anos seguintes a MFL acompanhou e fez parte do esforço pela massificação do vídeo. Pois já previa o que acontece hoje, com o vídeo dominando e permitindo a massificação da livre-expressão audiovisual. A 20ª MFL e Brasília vai ter quase cinco semanas de exibições e debates.
Homenagens na 20ª MFL
A 20ª MFL faz uma homenagem à memória de Maurice Capovilla, Nilson Primitivo, Clóvis Molinari, Ely Marques e Carlos Alberto Prates, pois essas pessoas representam o que o evento pretende ser. Além disso, o cineasta Ricardo Miranda receberá uma homenagem na sessão do filme Natureza Morta, realizado por sua companheira, Clarissa Ramalho. A MFL também vai apresentar dois debates com cineastas premiados e com produtores de festivais
Sessões 20ª MFL
A 20ª MFL traz mais de 160 filmes, que serão apresentados nas seguintes sessões: Panoramas Livres, Autorias, Biografemas, Territórios, Mostrinha Livre, Sonoras, Curta Rio, Maldita, Mundo Livre, Pílulas, Sonoras, Caminhos e as esperadas Cabines Livres, que exibem VideoArtes em looping. Além disso, a MFL fará uma sessão especial de abertura e outra especial de encerramento, com filmes feitos na oficina de VideoArte e a exibição dos destaques da edição DF.
Local e data
20ª Mostra do Filme Livre em Brasília
Data: 22 de novembro a 23 de dezembro de 2023
Programação: Clique Aqui
Local: CCBB Brasília
Entrada Franca