Bsbart

Lançamento da Coleção Palácios da Democracia

Quando:
02/04 - 17:00h   a   02/04 - 19:00h
Local:
Espaço Israel Pinheiro - Praça dos Três Poderes
Lançamento da coletânea Palácios da Democracia


A Praça dos Três Poderes agora aparece na Coleção Palácios da Democracia e ela descreve os três palácios símbolos da democracia brasileira, que representam a tripartição das funções do Estado.

Um dos pilares mais importantes das modernas democracias ocidentais é a tripartição das funções de Poder. Anteriormente chamado de teoria da tripartição dos poderes, este conceito foi substituído pela versão mais moderna, que considera o Poder uno e que emana totalmente do Povo. Portanto, hoje, Legislativo, Executivo e Judiciário são consideradas funções desse Poder. Outro conceito que evoluiu, foi o da tradução equivocada de “checks and balances” para freios e contrapesos. Eu, pessoalmente, prefiro sistema de verificação e equilíbrio.

Para o exercício regular dessas funções, é necessária uma organização física e legal. O arcabouço legal é a Constituição federal. As instalações físicas são os três prédios da Praça dos Três Poderes em Brasília: Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

Os três edifícios são exemplos da arquitetura de Oscar Niemeyer. Desenhados em finais da década de 1950, sob a forte influência de Bauhaus, constituem uma verdadeira revolução arquitetônica. Niemeyer foi contratado por Kubitscheck para desenhar os prédios públicos, na onda da Bossa Nova. Embora símbolos da democracia, são pouco visitados.

E é para mudar essa situação que será lançada a coleção Palácios da Democracia. São três livros voltados para o público de 7 a 14 anos, mas que todos podem se informar e se encantar, tanto com o texto, quanto com as preciosas ilustrações.

O cearense Tino Freitas escreveu o livro do Congresso Nacional e o brasiliense Kleber Sales ilustrou. O carioca Otávio Júnior é o autor de Palácio do Planalto, cuja ilustração coube à curitibana Bruna Assis Brasil. Por fim, a amazonense Conceição Freitas é responsável por contar sobre o STF, com ilustrações do carioca Mano Wladimir.

Lançamento: 2 de Abril – 17:00 h
Local: Espaço Israel Pinheiro – Praça dos Três Poderes
Editora: Quereres
Coletânea de Livros: Coração do Poder – A Casa da Justiça – Cartão Postal
Número de Páginas: 56 cada livro
Tiragem: 1ª edição – 3 mil exemplares
Valor Sugerido: R$ 60 cada livro
Vendas: Compre Aqui

Cristovam Freitas

Cristovam Freitas, brasiliano, sessentão, aficcionado por teatro, literatura e cinema. Morando em Brasília, mas o coração está enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.