O artista francês JR lançou o Projeto Inside Out para ajudar indivíduos e comunidades a transmitirem uma mensagem através de retratos em preto e branco.
Após ganhar o Prêmio TED em 2011 o artista francês JR criou uma plataforma participativa que ajuda indivíduos e comunidades a transmitirem mensagens com retratos em preto e branco, em grande escala, colados como lambe-lambe em espaços públicos. JR já fez isso em mais de uma centena de países ao redor do mundo.
Nesta quarta-feira será a vez de fotografar os brasilienses que quiserem fazer parte do mural interativo com 200 fotos. Esse mural ficará em exibição até julho de 2025, como parte da mostra Frequências Urbanas – uma voz única no diálogo coletivo, na Caixa Cultural Brasília.
Essa prática artística torna visíveis os anônimos e cola seus retratos em espaços públicos, como as favelas brasileiras, ruas de Nova York e Istambul. Essas instalações feitas na ação em grupo são documentadas e compartilhadas online. Em Brasília, as fotos serão feitas gratuitamente no estacionamento da Caixa Cultural, sem agendamento e ficarão expostas na área externa do referido espaço cultural.
O mural do Projeto Inside Out e a exposição Frequências Urbanas têm visitação gratuita e reúne artistas nacionais e internacionais que retratam a essência da arte urbana. Também conhecida como street art, essa intervenção artística é uma das principais formas de expressão visual no mundo. É neste contexto de celebração que a mostra reune obras de artistas renomados de diversas culturas – brasileira, francesa, congolesa, tunisiana, norte americana – com o objetivo de proporcionar um intercâmbio cultural e artístico de grande impacto ao público.
Nomes como: Cripta Djan, Circle, Kouka, Rero, Luísa Pimenta, Kássia Borges, El Seed estão na mostra. Parte desses artistas dividiram um ateliê, o Vilarejo 21, no Altiplano Leste (DF), e produziram obras inéditas que vão fazer parte da mostra.
Informações Projeto Inside Out
Local: Estacionamento da Caixa Cultural Brasília
Data: 23 de Abril – 14:00 h às 20:00 h
Classificação Indicativa: Livre
Ingresso: Entrada Gratuita