Evento gratuito promove três domingos de apresentações, rodas de conversa e valoriza uma das expressões artísticas mais tradicionais do Brasil.
A arte do repente é impressionantemente rica. São duas pessoas se desafiando em batalhas de rimas improvisadas no momento, por isso o nome. A riqueza da poesia improvisada e a sonoridade das violas tomarão conta da Feira da Guariroba, em Ceilândia. O projeto “Repente na Feira” é uma realização da Associação dos cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno. O evento acontecerá durante três domingos consecutivos e oferecerá ao público acesso gratuito a uma das mais autênticas manifestações populares.
– Continua Depois da Publicidade –
A Feira como palco perfeito
Um dos maiores e mais tradicionais centros de comércio e encontro do DF, com mais de 30 anos de história, a Feira da Guariroba é o palco perfeito para esta iniciativa. O local, espaço de diversidade de produtos, artesanato e gastronomia, reforça seu papel como polo difusor de cultura. Isto porque leva arte de qualidade para a população, especialmente para as famílias que não têm acesso a eventos pagos.
O Repente é uma arte secular com raízes nordestinas. Ele envolve poesia improvisada, métrica e rima rigorosas, herança cultural trazida pelos candangos durante a construção de Brasília. Um dos pilares do “Repente na Feira” é o caráter competitivo, estímulo histórico. Ele exige dos artistas dedicação, agilidade mental e domínio do vernáculo.
– Continua Depois da Publicidade –
Informações sobre Repente na Feira
Local: Feira da Guariroba, QNM 38, Lote A, Ceilândia
Datas: 7, 14 e 21 de dezembro de 2025
Horários:
8h – Roda de Prosa: Atividade formativa conduzida pelo renomado repentista João Santana, abordando temas como “O Repente e suas particularidades”, “A Literatura de Cordel e a Poesia Matuta” e “Rima, Métrica e Oração Poética”.
8h30 – Apresentações Competitivas: Duplas de repentistas concorrentes se enfrentam em desafios de poesia improvisada.
9h30 – Apresentação Especial: Encerramento com a consagrada dupla Chico de Assis e João Santana, campeões com diversas vitórias consecutivas, que se apresentam sem competir, presenteando o público com seu talento.
Classificação indicativa: livre
Entrada franca




