Ministério da Cultura lança o 65º número da Revista Filme Cultura, com foco especial no audiovisual voltado à comunidade LGBTQIA+.
Hoje, no Cine Brasília, o Ministério da Cultura lança oficialmente a Revista Filme Cultura 65 – Cinema Mais. Esta edição é dedicada ao audiovisual brasileiro LGBTQIA+. Haverá debate com a participação da secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga; a editora da revista, Lina Távora; a atriz e roteirista Alice Marcone, além do cineasta e roteirista Gautier Lee. Thay Limeira será a mediadora do debate.
A revista existe desde 1966, com algumas pausas, e apresenta artigos sobre estética e técnica audiovisual. Além disso, encontramos na publicação ensaios, reportagens, depoimentos, entrevistas, legislação e material iconográfico. Desde a edição 62, a publicação se constitui a partir de uma chamada pública de textos. Para eles, a seleção é realizada por uma Comissão Editorial e validada por um Conselho Temático. Isto reafirma o compromisso com a pluralidade de vozes
– Continua Depois da Publicidade –
Foco na produção audiovisual da comunidade LGBTQIA+
Este número apresenta críticas sobre o audiovisual LGBTQIA+ no Brasil. São artigos, ensaios e entrevistas abordando representatividade, estética, intesrseccionalidades e narrativas queer no cinema nacional. Além disso, há destaque para a importância da diversidade no fazer audiovisual. A publicação denuncia ainda os impactos da censura e da paralisação de políticas públicas voltadas à comunidade nos útlimos anos.
Programação lançamento Revista Filme Cultura
Mesa-redonda: Políticas Públicas para o Audiovisual do DF
Local: Cine Brasília – Auditório
Data: 18 de Setembro – 14:30 h
Mesa Salas, Canais e Festivais: Por uma Estratégia Nacional de Exibição
Local: Cine Brasília – Auditório
Data: 18 de setembro – 16:00 h
Informações lançamento da Revista Filme Cultura 65
Local: Cine Brasília
Data : 18 de Setembro – 14:30 h às 18:30 h
Ingresso: Entrada Franca