Com humor e linguagem jovem, Como Nascem os Heróis reflete criticamente sobre a construção dos homenageados no Livro de Aço do Panteão da Pátria.
A série se propõe a dialogar criticamente com as biografias de vários inscritos no Livro de Aço. São eles: Anita Garibaldi, Bárbara de Alencar, Marechal Deodoro da Fonseca, Dom Pedro I, Duque de Caxias, Getúlio Vargas, Tiradentes, Sepê, Tiaraju, Zumbi dos Palmares e Zuzu Angel. A série terá 10 episódios de 26 minutos e aproximará a vida e a trajetórias dessas personalidades de um público potencialmente jovem. Assim, eles poderão olhar para a história por um viés menos ortodoxo e contemplativo.
– Continua Depois da Publicidade –
Agilidade estética aliada à profundidade temática
A linguagem das redes sociais, o humor, a ironia, a reflexão crítica e o conjunto de vozes diferenciadas e representativas dão à obra simultaneamente agilidade estética e profundidade temática. “A narrativa
parte dessas nomeações sugeridas por algum parlamentar por meio de um projeto de lei a ser votado e aprovado pela maioria. Há claramente um percurso político nessas escolhas, e a função da série não é contar a biografia de cada um, mas, sobretudo, olhar para esses heróis e seus feitos de uma forma crítica”, aponta o diretor Iberê Carvalho, que divide a o olhar criativo da série com a codireção do documentarista Marcelo Diaz.
A série é uma aposta para aumentar a audiência do canal público, que hoje já está entre os cinco mais vistos do País. “Como Nascem os Heróis” enriquecerá a grade da TV Brasil. O objetivo do conteúdo é “ler a história a contrapelo”, ou seja, oferecer uma perspectiva crítica sobre o contexto e a trajetória de grandes nomes do panteão nacional.
– Continua Depois da Publicidade –
Confira os títulos dos 10 episódios
EP. 1 Getúlio Vargas (1882-1954): Presidente do Brasil, governou de 1930 a 1945 e novamente de 1951 a 1954. Implementou a Lei das 8 horas e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), consolidando a política
populista, e o violento Estado Novo, marco ditatorial de sua trajetória. EP. 2 Zumbi dos Palmares (1655-1695): Líder do Quilombo dos Palmares, lutou contra o regime escravocrata no Brasil. O legado de
resistência tornou-se símbolo da luta pela liberdade e direitos dos negros e negras.
EP.3 Anita Garibaldi (1821-1849): Conhecida como “heroína dos dois mundos”, participou ativamente de revoluções na Itália e no Brasil, ao lado marido Giuseppe Garibaldi. Tornou-se ícone feminista e revolucionária.
EP.4 Duque de Caxias (1803-1880): Patrono do Exército Brasileiro, foi um militar e estadista que atuou em diversas guerras, incluindo a sangrenta Guerra do Paraguai. Seu trabalho é lembrado por promover a unificação do Brasil.
EP.5 Dom Pedro I (1798-1834): Primeiro imperador do Brasil, proclamou a independência em 7 de setembro de 1822. Passou a ser uma figura central na formação do Brasil como nação independente.
EP.6 Bárbara de Alencar (1766-1832): Líder da Revolução Pernambucana de 1817, lutou pela independência e pelos direitos das mulheres. Teve papel significativo na política local.
EP.7. Zuzu Angel (1921-1976): Estilista e ativista brasileira, lutou pelos direitos humanos durante a Ditadura Militar. Seu filho foi desaparecido, o que a motivou a se engajar na busca por justiça. Foi morta em acidente provocado pelos militares.
EP.8 Sepé Tiaraju (1720-1750): Líder indígena guarani, resistiu à opressão colonial portuguesa durante a Guerra dos Sete Povos das Missões. É lembrado como símbolo da luta indígena.
EP.9 Marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892): Primeiro presidente do Brasil, liderou a Proclamação da República em 1889. Sua administração enfrentou grandes desafios políticos e sociais.
EP.10 Tiradentes (1746-1792): Mártir da independência, foi um dos principais líderes da Inconfidência Mineira. Executado por suas ideias libertárias, sua memória é celebrada como símbolo da luta pela liberdade no Brasil.
Informações sobre Como Nascem os Heróis
Exibição: TV Brasil
Data e horário da estreia: 4/12/2025, às 23h
Série em 10 episódios de 26 minutos




