Bsbart

A morte é um dia que vale a pena viver 

A Abordagem da Morte Como Uma Parte da Vida

A morte é um dia que vale a pena viver é um livro que vem conquistando um público cada vez maior desde seu lançamento, em 2016.

O livro nos leva a reflexões que não são comuns a nossa cultura. Não temos costume de falar sobre a nossa própria morte, nem mesmo de ponderar o que queremos para esse momento. Ele aborda também  assuntos relacionados à morte de pessoas próximas e queridas. 

A autora esclarece aspectos legais e hospitalares que muitas vezes nem sabemos como proceder. Ninguém sai dessa leitura sem refletir sobre o que nos espera, o que virá, como devemos agir. O aspecto humano é muito abordado e o respeito a dor também. A abordagem da morte como uma parte da vida é o ponto alto do livro. Saímos da leitura mais informados e talvez encarando essa etapa da vida com mais naturalidade.

Saber perder é a arte de quem conseguiu viver plenamente o que ganhou um dia. Em 2012, Ana Claudia Quintana Arantes deu uma palestra ao TED que rapidamente viralizou, ultrapassando a marca de 1,7 milhão de visualizações. A última fala do vídeo, A morte é um dia que vale a pena viver, se tornou o título do livro que, desde seu lançamento em 2016, vem conquistando um público cada vez maior.

Criando uma das maiores referências sobre cuidados paliativos no Brasil, a autora aborda o tema da finitude sob um ângulo surpreendente. Segundo ela, o que deveria nos assustar não é a morte em si, mas a possibilidade de chegarmos ao fim da vida sem aproveitá-la, de não usarmos nosso tempo da maneira que gostaríamos.

Invertendo a perspectiva do senso comum, somos levados a repensar nossa própria existência e a oferecer às pessoas ao redor a oportunidade de viverem bem, até o dia de sua partida. Em vez de medo e angústia, devemos aceitar nossa essência para que o fim seja apenas o término natural de uma caminhada.

Ana Claudia Quintana Arantes é médica formada pela USP, com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto por 4 Estações Instituto de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford. É sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, onde coordena os cursos de formação avançada multiprofissional – Prática e Ensino em Cuidados Paliativos.

Em 2012, publicou seu primeiro livro de poesia, Linhas pares, utilizado como base de pesquisa sobre o impacto da poesia na esperança de pessoas gravemente enfermas. Seu segundo livro, A morte é um dia que vale a pena viver, permanece entre os mais vendidos e recomendados desde a primeira edição, em 2016. Também escreveu Histórias lindas de morrer e Pra vida toda valer a pena viver.

Editora: ‎Kit de Livros (1 janeiro 2019)
Idioma: ‎Português
ISBN-10: ‎0001902733
ISBN-13: ‎978-0001902732

Compre aqui

Denise Machado

Professora, amante da literatura.

Mídias relacionadas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal
Mais Livros
Veja também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.