Bsbart

A Turma do Pererê – 365 dias na Mata do Fundão

A Turma do Pererê Vive Várias Aventuras na Mata do Fundão

Hoje é Dia do Saci, esse personagem folclórico, e nada melhor do que ler A Turma do Pererê, uma HQ criada por Ziraldo na década de 1960. 

Conheci a HQ A Turma do Pererê na década de 1970, quando ela era publicada pela Editora Abril. Essa turma surgiu na revista Pererê, criada por Ziraldo em 1960, a primeira história em quadrinhos com temática totalmente brasileira. Além disso, ela era colorida e inteiramente escrita e ilustrada por um único autor, o grande Ziraldo.

O personagem Pererê surgiu nas tiras de quadrinhos da antiga revista O Cruzeiro, junto com a turma da Mata do Fundão. Liderados por esse Saci, o Indígena Tininim, a Onça Galileu, o Macaco Alan, o Jaboti Moacir, o Coelho Geraldinho e o Tatu Pedro Vieira encaravam as HQs de personagens estrangeiros e chegou a vender 120 mil revistas.

Como a Turma do Pererê surgiu em plena ditadura, época em que não era permitido andar em grupos pelas ruas, ela foi cancelada em 1964. É interessante pensarmos que essa HQ já tinha um perfil ecológico e mostrava o Pererê como um herói de nossas matas. As histórias falavam sobre a preservação da flora e da fauna nacional e introduziam elementos do folclore e da vida rural. 

Sinopse A Turma do Pererê – 365 dias na Mata do Fundão

A HQ traz todos os personagens da Turma do Pererê e incríveis aventuras na Mata do Fundão. Um lugar onde o sol nasce sempre bonito, o dia tem muito tempo para brincar e a noite tem um luar enorme. A Turma do Pererê chegou aos jornaleiros na década de 60 e apresentava os indígenas, bichos e personagens das lendas e do folclore brasileiro.

Essa HQ recebeu, em Portugal, o prêmio de melhor história em quadrinhos do mundo no século XX. A premiação aconteceu no Salão Internacional de Banda Desenhada, evento mais importante do mundo neste segmento. Na ocasião foram escolhidas as 100 melhores histórias em quadrinhos do século XX e apenas um brasileiro ficou entre os selecionados: Ziraldo.

A Turma do Pererê - 365 dias na Mata do Fundão

Sobre Ziraldo

Ziraldo dedicou sua vida à literatura e à ilustração para crianças. É artista gráfico, humorista, escritor de livros infantis, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo, jornalista e bacharel em Direito. Publicou seus primeiros cartuns na imprensa de seu Estado, Minas Gerais, quando ainda nem havia escolas de artes no Brasil.

A carreira de Ziraldo começou na revista Era Uma Vez… com colaborações mensais. Em 1954 trabalhou no jornal A Folha de Minas, com uma página de humor. Em 1957, começou a publicar seus trabalhos na revista A Cigarra e, posteriormente, em O Cruzeiro, além do Jornal do Brasil e as revistas Visão e Fairplay.

Ziraldo fez cartazes para inúmeros filmes brasileiros, como Os Fuzis, Os Cafajestes, Selva Trágica, Os Mendigos e vários outros. Durante o período da ditadura militar (1964-1984), Ziraldo realizou um trabalho intenso de resistência à repressão, fundando com outros humoristas O Pasquim. Em 1968 teve seu talento reconhecido internacionalmente com a publicação de suas produções na revistas Graphis, Penthouse, Private Eye, Plexus, Planète e Mad.

Sua maior criação é O menino maluquinho, livro que desde 1980 diverte as crianças de todo o país e já foi adaptado para histórias em quadrinhos, teatro, cinema e televisão, além de render-lhe o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo.

Ficha Técnica A Turma do Pererê – 365 dias na Mata do Fundão

Editora: ‎Globinho
Data da Publicação: ‎1 dezembro 2006
Edição: ‎1ª
Idioma: ‎Português
Número de Páginas: ‎112 páginas
ISBN-10: ‎8525047740
ISBN-13: ‎978-8525047748
Dimensões: ‎20.3 x 0.8 x 27.6 c
Onde Comprar: Clique Aqui



Compre aqui

Hugo Machado

Publicitário, Escritor, CEO Host Marketing Digital, Botafoguense, praticante de esportes e fã de Rock.

Mídias relacionadas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal
Mais Livros
Mais Livros

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.