Angústia tem como protagonista Luís Silva, funcionário público que leva uma vida medíocre e sem grandes emoções até se apaixonar por Marina.
O romance Angústia, trata das reflexões do personagem central, Luís Silva. Todos seus anseios e frustrações. Não é uma leitura fácil. Ao mesmo tempo se torna uma leitura muito rica em detalhes e descrições do declínio do café e de mudanças na sociedade.
O personagem central, vive uma vida muito distante do que ele gostaria de viver. Várias camadas sociais são descritas pelo autor. Luís é o narrador. O leitor acompanha tudo que se passa nos seus pensamentos: a angústia de viver uma vida que não o satisfaz. A cada página a vida de Luís vai tomando um rumo onde tudo vai se depreciando e nada na rotina dele faz sentido. Graciliano Ramos se mostra um escritor politizado e analisa o tempo histórico em que vive com um ritmo frenético e realmente angustiante.
– Continua Depois da Publicidade –
Sinopse
Angústia mostra a vida de Luís Silva, um funcionário público tem uma vida medíocre e sem grandes emoções, isso se apaixonar por Marina. De início, a jovem demonstra certo interesse no relacionamento e no conforto material que o casamento pode lhe proporcionar, mas logo acaba trocando o noivo por Julião Tavares, um homem mais rico e poderoso. Tomado por ciúmes e rancor, Silva fica perturbado com os acontecimentos que se desenrolam e passa a acompanhar a vida de Marina enquanto sonha em matar Julião.
Escrito em primeira pessoa, o romance tem estrutura temporal não linear, seguindo o fluxo de consciência do narrador-personagem e aproximando o leitor dos sentimentos despertados pelos conflitos vividos por Luís Silva.
Sobre o Autor
Graciliano Ramos nasceu em 27 de outubro de 1892, na cidade de Quebrangulo, em Alagoas. Entre 1914 e 1915, vivendo no Rio de Janeiro, trabalhou como revisor nos jornais Correio da Manhã, A Tarde e O Século.
Em 1933, foi nomeado diretor da Instrução Pública de Alagoas e, ao mesmo tempo, contratado como redator do Jornal de Alagoas. Em março de 1936 foi preso, em Maceió, sem culpa formada, sob a alegação de que seria comunista, passando por várias prisões, em Maceió e Recife.
Por causa disso, viajou no porão de um navio para o Rio de Janeiro, onde ficou quase um ano na cadeia. Em agosto, ainda na prisão, publica o romance Angústia. Em 30 de março de 1953, aos 61 anos, o escritor morre na cidade do Rio de Janeiro.
Ficha Técnica Livro Angústia
Editora: Record – 93ª edição (2019)
Idioma: Português
Capa Comum: 368 páginas
ISBN-10: 8501115940
ISBN-13: 978-8501115942
Dimensões: 20.8 x 13.4 x 2.2 cm
Ranking dos Mais Vendidos: Nº 65 em Livros de Fantasia de Ação e Aventura
O BSB Art está cadastrado na Amazon e nossos links de compra são seguros e com descontos