Canção Para Ninar Menino Grande é um canto amoroso e dolorido onde Conceição Evaristo demonstra o domínio da linguagem narrativa e o seu poder de contar histórias.
O livro de Conceição Evaristo conta a história de Fio Jasmim. Além de ser sobre a masculinidade do homem preto é também sobre as mulheres e seus anseios. Em Canção para ninar menino grande a autora consegue descrever o comportamento de várias mulheres, que são detalhados a cada capítulo, a cada nova conquista do prototoganista.
O comportamento feminino, as vezes mais forte, outra vezes mais frágil, mas sempre presente como uma característica própria das mulheres, é o tema central. Sem esquecer o que se passa na cabeça de Fio Jasmim. Mostrando também a fragilidade do homem. Conceição escreve com delicadeza e consegue situar o momento histórico e cultural através de seus personagens.
– Continua depois da Publicidade –
Sinopse do livro Canção Para Ninar Menino Grande
Trata-se de um mosaico afetuoso de experiências negras, um canto amoroso e dolorido. Na figura do personagem Fio Jasmim, Conceição discute com maestria as contradições e complexidades em torno da masculinidade de homens negros e os efeitos nas relações com as mulheres negras.
O livro é um mergulho na poética da escrevivência e ao mesmo tempo um tributo ao amor, mas sob uma ótica poucas vezes vista na literatura brasileira.
Sobre a Autora
Conceição Evaristo é escritora, ficcionista e ensaísta. Graduada em Letras com ênfase em Literatura pela UFRJ; mestre em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, doutora em Literatura Comparada pela UFF. Sua primeira publicação é de 1990 na série Cadernos Negros do grupo Quilombhoje. Dos sete livros publicados, cinco foram traduzidos para inglês, francês, espanhol, árabe e eslovaco.
Em 2015, Olhos d’água foi vencedor do Jabuti na categoria Contos e Crônicas. No Salão do Livro de Paris, lançou as obras Ponciá Vicêncio e Insubmissas lágrimas de mulheres pela editora Anacaona, e Poemas da recordação e outros movimentos em edição bilíngue (português/francês) e Olhos d’água em francês pela Editora Des Femmes.
Foi condecorada com o Prêmio do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra; Prêmio Nicolás Guillén de Literatura pela Caribbean Philosophical Association; Prêmio Mestra das Periferias pelo Instituto Maria e João Aleixo; e homenageada com a Ocupação Conceição Evaristo pelo Itaú Cultural.
Ficha Técnica
Editora: Pallas – 2ª edição (16 novembro 2022)
Idioma: Português
Capa Comum: 136 páginas
ISBN-10: 6556020885
ISBN-13: 978-6556020884
Dimensões: 13.5 x 0.8 x 20.5 cm
Ranking dos mais vendidos: Nº 2 em Literatura e Ficção Negra e Afro-Americana
O BSB Art está cadastrado na Amazon e nossos links de compra são seguros e com descontos