Bsbart

Canção Para Ninar Menino Grande

Um Mosaico Afetuoso de Experiências Negras

Canção Para Ninar Menino Grande é um canto amoroso e dolorido onde Conceição Evaristo demonstra o domínio da linguagem narrativa e o seu poder de contar histórias.

O livro de Conceição Evaristo conta a história de Fio Jasmim. Além de ser sobre a masculinidade do homem preto é também sobre as mulheres e seus anseios. Em Canção para ninar menino grande a autora consegue descrever o comportamento de várias mulheres, que são detalhados a cada capítulo, a cada nova conquista do prototoganista.

O comportamento feminino, as vezes mais forte, outra vezes mais frágil, mas sempre presente como uma característica própria das mulheres, é o tema central. Sem esquecer o que se passa na cabeça de Fio Jasmim. Mostrando também a fragilidade do homem. Conceição escreve com delicadeza e consegue situar o momento histórico e cultural através de seus personagens.

Trata-se de um mosaico afetuoso de experiências negras, um canto amoroso e dolorido. Na figura do personagem Fio Jasmim, Conceição discute com maestria as contradições e complexidades em torno da masculinidade de homens negros e os efeitos nas relações com as mulheres negras.

O livro é um mergulho na poética da escrevivência e ao mesmo tempo um tributo ao amor, mas sob uma ótica poucas vezes vista na literatura brasileira.

Conceição Evaristo é escritora, ficcionista e ensaísta. Graduada em Letras com ênfase em Literatura pela UFRJ; mestre em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, doutora em Literatura Comparada pela UFF. Sua primeira publicação é de 1990 na série Cadernos Negros do grupo Quilombhoje. Dos sete livros publicados, cinco foram traduzidos para inglês, francês, espanhol, árabe e eslovaco.

Em 2015, Olhos d’água foi vencedor do Jabuti na categoria Contos e Crônicas. No Salão do Livro de Paris, lançou as obras Ponciá Vicêncio e Insubmissas lágrimas de mulheres pela editora Anacaona, e Poemas da recordação e outros movimentos em edição bilíngue (português/francês) e Olhos d’água em francês pela Editora Des Femmes.

Foi condecorada com o Prêmio do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra; Prêmio Nicolás Guillén de Literatura pela Caribbean Philosophical Association; Prêmio Mestra das Periferias pelo Instituto Maria e João Aleixo; e homenageada com a Ocupação Conceição Evaristo pelo Itaú Cultural. 

Editora: ‎Pallas – 2ª edição (16 novembro 2022)
Idioma: ‎Português
Capa Comum: 136 páginas
ISBN-10: ‎6556020885
ISBN-13: ‎978-6556020884
Dimensões: ‎ 13.5 x 0.8 x 20.5 cm
Ranking dos mais vendidos: Nº 2 em Literatura e Ficção Negra e Afro-Americana

Compre aqui

Denise Machado

Professora, amante da literatura.

Mídias relacionadas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal
Mais Livros
Veja também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.