Bsbart

Cidadã de segunda classe

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Livro Mostra a Difícil Realidade das Crianças e Mulheres Africanas

O livro Cidadã de segunda classe mostra Adah, uma nigeriana que precisa lutar contra todo tipo de opressão cultural que recai sobre as mulheres.

A obra da nigeriana Buchi Emecheta, é uma autobiografia com algumas partes de ficção. A história começa na Nigéria onde a autora nasceu e viveu junto com a sua família. Mostra a difícil realidade de crianças africanas que precisavam e ainda precisam lutar pelo direito à educação. A personagem principal da história é Adah, que ainda criança se casa e se transfere com o marido para Londres, onde espera viver uma vida tranquila em um país mais desenvolvido.  

Chegando na Inglaterra sofre a violência de um casamento abusivo e a dura realidade de criar filhos sozinha e sem dinheiro, em um país racista e xenófobo. A autora descreve de forma leve uma realidade pesada e cheia de dificuldades. Demonstra também a força de uma mulher, que sempre acreditou na educação como um caminho de superação para si própria e para sua família.

Na Nigéria dos anos 60, Adah precisa lutar contra todo tipo de opressão cultural que recai sobre as mulheres. Nesse cenário, a estratégia para conquistar uma vida mais independente para si e seus filhos é a imigração para Londres. O que ela não esperava era encontrar, em um país visto por muitos nigerianos como uma espécie de terra prometida, novos obstáculos tão desafiadores quanto os da terra natal.

Além do racismo e da xenofobia que Adah até então não sabia existir, ela se depara com uma recepção nada acolhedora de seus próprios compatriotas. Além disso, enfrenta a dominação do marido e a violência doméstica e aprende que, dos cidadãos de segunda classe, espera-se apenas submissão.

A nigeriana Buchi Emecheta é autora de mais de 20 obras, entre elas Cidadã de segunda classe (1974) e As alegrias da maternidade (1979), ambos publicados pela Dublinense. Seu trabalho aborda temas como escravidão, independência feminina, maternidade e liberdade. A escritora é reconhecida pela crítica mundial, especialmente na Inglaterra, onde residiu por mais de 50 anos até sua morte, em janeiro de 2017.

Editora: ‎Dublinense; 1ª edição (31 outubro 2018)
Idioma: ‎ Português
Formato: 256 páginas
ISBN-10: ‎ 858318111X
ISBN-13: ‎ 978-8583181118
Dimensões: ‎ 20.8 x 13.6 x 1.2 cm
Ranking dos Mais Vendidos: Nº 896 em Ficção Feminina
Compre na Amazon: Clique Aqui

Denise Machado

Professora, amante da literatura.

Mídias relacionadas:
Compre aqui

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa vertical
banner alexa horizontal