Bsbart

O retorno da editora Cosac Naify

A reabertura de uma editora é uma felicidade.

Uma das melhores atividades do mundo é a leitura de um bom livro. A editora Cosac Naify, encerrada em 2015, tinha edições primorosas.

Agora, felizmente, vimos no Globo On Line que a editora reabrirá as portas, mas será rebatizada com o nome de Cosac. A casa literária era prolífica, pois conta com 1.600 títulos lançados desde que foi inaugurada, ainda na segunda metade da década de 1990.

Além disso, os destaques da casa editorial eram os livros de arte, sempre muito bem elaborados, mas a editora não se limitavam a isso. Ou seja, incentivaram a literatura contemporânea como ninguém.

A reinauguração se dará com a publicação de um livro de um dos maiores artistas plásticos goianos de todos os tempos, Siron Franco. O livro reunirá 107 obras do artista, entre 1973 e 2023 e contará com o texto de Gabriel Perez-Barreiro, curador da 33ª Bienal de São Paulo.

“A Cosac pode crescer, mas não vai ser perto dos moldes que foi a Cosac Naify. Não quero criar outro monstro que eu tenha medo. Quando vi, a gente estava com 120 funcionários. Era uma responsabilidade enorme nas minhas costas”, disse Cosac à Folha.

Cosac concluiu: “Não acompanho e não quero acompanhar o mercado editorial. Quero tratar com pouquíssimas livrarias e a Amazon. Eu não estou fazendo esses livros para me sustentar. Se der alguma coisa, vai ser prejuízo. Então posso me dar ao luxo de não ficar ligado no mercado”.

Em 19 anos no mercado, a Cosac Naify revolucionou o mercado editorial brasileiro, pois tinha publicações muito bem cuidadas, que até hoje geram frisson nos colecionadores e cujos livros são vendidos por pequenas fortunas em sebos.

Aguardamos com ansiedade a retomada das atividades. Além disso, espero que o sucesso retorne e nós brasileiros possamos voltar a contar com grandes lançamentos em literatura e livros de arte.

Aproveite o Black Friday e compre livros na Amazon – Clique Aqui

Mídias relacionadas:

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposiçõe, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

iphone 15 pro
banner iphone
banner iphone