O Dia Nacional do Livro é uma data criada em 1810 para comemorar a fundação da primeira biblioteca brasileira, no Rio de Janeiro.
Nesse dia, transferiram a Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil, que mais tarde passou a ser chamado de Biblioteca Nacional. O primeiro acervo da Real Biblioteca Portuguesa chegou um pouco antes ao Rio de Janeiro, em 1808, vindo de Portugal. Essa primeira biblioteca do Brasil tinha livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e algumas medalhas. Por isso o Dia Nacional do Livro acontece hoje e temos alguns motivos para comemorarmos.
Quando o Brasil era colônia de Portugal, ninguém podia publicar um livro em solo brasileiro. Isso só foi alterado em 13 de maio de 1808, um outro motivo para comemorarmos essa data, quando a família real veio para o Brasil. Nesse dia, um decreto assinado por D. João VI cria a Imprensa Régia e o nosso país passa a ser livre para publicar livros de escritores e escritoras brasileiras.
Logo depois desse decreto, o Brasil teve seus primeiros livros publicados e Marília de Dirceu, com sonetos do poeta Tomás Antônio Gonzaga, é o primeiro livro brasileiro. Em 1859, é publicado o livro Úrsula, da maranhense Maria Firmina dos Reis, primeira mulher e primeira pessoa negra a ter um livro publicado no Brasil. Assim inicia o caminho literário brasileiro, que trouxe obras importantíssimas para o nosso país e para o mundo.
– Continua depois da Publicidade –
52% dos brasileiros tem o hábito da leitura
Uma nova pesquisa revelou que os jovens lideram o consumo de livros no Brasil e isso representa 35,64% do faturamento do setor literário. Um dado importantíssimo, pois estamos na era digital e das redes sociais, portanto precisamos comemorar esse crescimento dos leitores jovens e também que mais da metade dos brasileiros, tem o hábito de ler.
Outra pesquisa realizada pelo setor editorial, divulgada em maio desse ano, revelou que o leitor brasileiro está procurando mais a literatura nacional. Além disso, esses leitores e leitoras preferem livros com autores e autoras de diferentes origens étnicas, sociais e regionais, algo que enriquece muito a narrativa literária. Nesse admirável mundo novo para o mercado literário, os autores e autoras mais procurados são: Itamar Vieira Junior, Micheliny Verunschk, Jeferson Tenório, Daniel Galera, Ailton Krenak, Carla Madeira e, lógico, Paulo Coelho, Clarice Lispector, Machado de Assis e outros clássicos de nossa literatura.
O livro ajuda no desenvolvimento emocional e social
Por que ainda precisamos de livros nesse século XXI dominado pela tecnologia? Porque os livros ajudam a expandir o nosso mundo com algo que a tecnologia não pode oferecer: o conhecimento humano. Lemos vários livros ao longo de nossas vidas, desde muito cedo, e eles desempenham um papel muito importante em nosso desenvolvimento mental e social. Essa leitura constante cria o nosso perfil, mas ele sempre pode ser alterado, no próximo livro que lemos.
Por isso é importante lermos os versos de Drummond, as crônicas de Fernando Sabino, os romances de Clarice Lispector, o humor refinado de Machado de Assis, as histórias brasileiras de Jorge Amado e os livros de Conceição Evaristo, Lygia Fagundes Telles, Luis Fernando Verissimo, José de Alencar e todos as autoras e autores que contam as histórias do nosso país.
Um excelente Dia Nacional do Livro para você!
O BSB Art está cadastrado na Amazon e nossos links de compra são seguros e com descontos