Bsbart

37ª Felib acontece na Biblioteca Nacional e homenageia autoras

A Biblioteca Nacional recebe a 37ª Felib e o tema desta edição homenageia o protagonismo feminino na literatura e na educação.

A Biblioteca Nacional recebe a 37ª Felib e o tema desta edição homenageia o protagonismo feminino na literatura e na educação.

O tema da 37ª Feira do Livro de Brasília é Mulheres a toda prosa e homenageia o protagonismo feminino na literatura, na mediação de leitura e na educação. Além de ser sede do evento, a maior biblioteca pública do DF terá atrações da Mala do Livro – programa de bibliotecas domiciliares, mas também vai realizar encontro de clubes de leitura para falar sobre mediação. Além disso, 37ª Felib oferecerá aulões de redação para o Programa de Avaliação Seriada (Pas) da UnB.

A Feira do Livro de Brasília vai destacar as mulheres no cenário da produção literária. A escritora, pedagoga, mestre e doutora em psicologia Kiusam Regina de Oliveira receberá uma homenageada por suas contribuições em literatura afro-brasileira. Além disso, a professora da Secretaria de Educação, Nyedja Gennari, também escritora, contadora de histórias e arte-educadora, será patrona do evento

Várias profissionais receberão um destaque, como a professora homenageada Gina Vieira Ponte de Albuquerque, da área de linguística e análise de discurso; a arte-educadora Aldanei Menegaz, curadora da programação para incentivar famílias leitoras; a professora e coordenadora pedagógica Sonia Maria Soares dos Reis, que assina a curadoria para atividades em torno do conceito de escola leitora; Natália Cristina Aniceto, poeta, editora e livreira, encarregada de orientar autores e autoras a publicar. Há ainda a curadoria “Viva Ride”, de incentivo às artes do Entorno, assinada por Nilva Belo de Morais, pedagoga e pós-graduada em contação de histórias.

A Felip surgiu junto com a Câmara do Livro do Distrito Federal (CLDF), em 1982. Pois a Câmara, que organiza o evento, é uma instituição civil de direito privado, mas sem fins lucrativos. O objetivo da entidade é incentivar a leitura, democratizar o acesso ao livro, fomentar a literatura e promover as bibliotecas no DF.

Nos dez dias de atividade haverá apresentações artísticas, lançamentos e sessões de autógrafos, rodas de conversa, contações de histórias, mostras, exposições e oficinas. Além disso, 18 mil títulos serão expostos em cerca de 60 estandes, com geração de 3,5 mil empregos diretos e indiretos. Uma verdadeira festa da cultura e o do incentivo à leitura.

A Felib vai ocupar a Praça da Língua Portuguesa, que fica na Biblioteca Nacional de Brasília e acontecerá no térreo, segundo e terceiro andares do prédio. O evento também vai adota medidas de acessibilidade, a fim de motivar a inclusão. A Felib também tem uma preocupação com a sustentabilidade, portanto realizará coleta seletiva, utilização de material reciclável e limpeza com uso de produtos biodegradáveis. Outra informação importante, é que 37ª Felib vai estimular o transporte por bicicletas, entre outras iniciativas ecológicas.

Evento: 37ª Feira do Livro de Brasília
Local: Biblioteca Nacional de Brasília (próxima à Rodoviária do Plano)
Data: 24 de novembro a 3 de dezembro de 2023
Entrada gratuita

Aproveite o Black Friday e compre livros na Amazon – Clique Aqui

Mídias relacionadas:

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposiçõe, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

iphone 15 pro
banner iphone
banner iphone