Bsbart

Eu sou Malala

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A História de Malala Mostra a Capacidade Que Uma Pessoa Tem de Inspirar e Modificar o Mundo.

Quando o Talibã controlou o vale do Swat, Malala Yousafzai levantou sua voz recusando-se a permanecer em silêncio e para lutar pelo seu direito à educação.

Eu sou Malala é uma história de luta e superação. O livro nos leva para longe, ao vale do Swat, um lugar simples onde famílias amorosas vivem dentro de suas crenças. Um lugar parado no tempo em relação aos direitos das mulheres. Onde o Talibã, não só tirou o direito à educação de Malala como quase tirou sua própria vida.

O livro também nos leva a infância de Malala. Nos mostra as belezas do norte do Paquistão, antes do país sofrer com o terrorismo. Dentro dessa realidade cruel imposta pelo extremismo religioso e pela violência, Malala foi uma luz em busca de direitos e de educação para todas as meninas, que até hoje são obrigadas a seguirem uma vida de submissão, violências sexuais e psicológicas. Muitas passagens da vida de Malala impressionam pela força e pela inteligência que ela possui. Suas frases impactantes ficam na nossa memória: “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é solução.”

Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. No entanto, a recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto, no norte do Paquistão, para as salas das Nações Unidas em Nova York.

Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. Eu sou Malala conta a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens.

O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de sua vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã. Escrito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, este livro é uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento. Mas também apresenta um universo religioso e cultural cheio de interdições e particularidades, muitas vezes incompreendido pelo Ocidente. “Sentar numa cadeira, ler meus livros rodeada pelos meus amigos é um direito meu”, diz Malala no livro. A história de Malala renova a crença na capacidade que uma pessoa tem de inspirar e modificar o mundo.

Malala Yousafzai inicia sua campanha pelo direito das meninas à educação aos dez anos. Usando um pseudônimo, ela escreve para a BBC contando como era a vida sob o domínio do Talibã. Em outubro de 2012, ela sofre um ataque na volta da escola, mas sobrevive e segue com sua campanha. Malala recebeu inúmeros prêmios, entre eles o Nobel da paz, em 2014. Hoje, Malala vive na Inglaterra, e segue defendendo o acesso universal à educação, por meio do Fundo Malala. 

Christina Lamb é jornalista e correspondente no Paquistão e no Afeganistão desde 1987. Formada em Oxford e Harvard, é autora de cinco livros e vencedora de diversos prêmios.

Editora: ‎Companhia das Letras – 1ª edição (17 outubro 2013)
Idioma: ‎Português
Capa Comum: 360 páginas
ISBN-10: ‎8535923438
ISBN-13: ‎978-8535923438
Dimensões: ‎ 21 x 14.4 x 2.6 cm
Ranking dos mais vendidos: Nº 116 em Biografias de Comunidade e Cultural

Denise Machado

Professora, amante da literatura.

Mídias relacionadas:
Compre aqui

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa vertical
banner alexa horizontal