O romance Nihonjin conta a história de uma família vinda do Japão para o Brasil em busca de melhores condições de trabalho e renda.
Ao longo dos anos, toda a tradição japonesa, seus hábitos e costumes, vão se misturando aos costumes brasileiros. A relação familiar é descrita pelo autor com todas as suas particularidades. Oscar Nakasato nos mostra o respeito às pessoas mais velhas, as angústias sofridas pelos pioneiros que vieram plantar café em terras Brasileiras, mesmo sem nada saber sobre esse cultivo.
Outro aspecto importante é a submissão feminina, tão característica nas culturas orientais. As gerações nascidas em solo brasileiro, filhos de japoneses que têm sua identidade completamente confusa, não se sentem nem brasileiros e nem japoneses. O autor nos mostra, com muita emoção, uma parte da grande diversidade da população brasileira.
– Continua depois da Publicidade –
Sinopse Nihonjin
Romance de estreia de Oscar Nakasato e vencedor do prêmio Jabuti, Nihonjin, que significa japonês, é uma saga familiar contada a partir da vida de Hideo Inabata, um imigrante orgulhoso da própria nacionalidade. Ele, como tantos conterrâneos, aporta no Brasil no início do século XX para trabalhar nas lavouras de café do interior de São Paulo. Imbuído da sagrada missão de levar recursos ao seu país natal, conforme orientação do imperador aos seus súditos, Hideo logo se defronta com mais dificuldades do que imaginava.
Suas expectativas nos primeiros dias no navio logo se transformam, diante do trabalho árduo e dos choques culturais na nova terra. No entanto, ele não cede às dificuldades e resiste à morte da primeira esposa, Kimie. Além disso, rejeita as influências da cultura local apresentadas pelos filhos nikkei Haruo e Sumie com a inflexibilidade do que considera ser a honra de um autêntico Nihonjin.
Narrada pelo neto de Hideo, Noboru, essa saga lança luz sobre o amor, a união, as distâncias e as diferenças de três gerações. Uma comunidade que há mais de cem anos vem se emaranhando a outras, para tecer juntas os fios da história brasileira. Da vida dura na lavoura ao comércio no bairro da Liberdade, em São Paulo. Tudo isso mostra a hospitalidade de um país que se abriu para esses imigrantes. Nihonjin retrata os dilemas da comunidade nipônica mas vai além e destrincha o que há de mais universal na dor humana.
Sobre o Autor
Oscar Nakasato nasceu em Maringá, Paraná, em 1963. Doutor em literatura brasileira, é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e autor da tese Imagens da integração e da dualidade: personagens nipo-brasileiros na ficção (Blucher, 2010). O escritor também é autor do romance Ojiichan.
Ficha Técnica
Editora: Fósforo Editora – 2025
Idioma: Português
Capa Comum: 144 páginas
ISBN-10: 6560000745
ISBN-13: 978-6560000742
Dimensões: 13.5 x 1 x 20 cm
Nº 4 em Emigração e Imigração Política e Ciências Sociais
O BSB Art está cadastrado na Amazon e nossos links de compra são seguros e com descontos