Noites Brancas, um clássico da literatura russa escrito no século XIX, traz um relato breve, cheio de emoções, de um encontro entre um jovem solitário e uma jovem criada pela avó.
Durante o verão de São Petersburgo, quando as noites ficam mais claras, um jovem solitário encontra aquela que seria o seu grande amor. A partir desse encontro Fiódor Dostoiévski consegue, em poucos capítulos, descrever sentimentos profundos e demonstrar o comportamento esperado para época e suas variações.
Facilmente nos transportamos para a paisagem e a atmosfera relatada no romance. Para quem gosta, é uma oportunidade única de avaliar as oscilações do comportamento humano e entender alegrias e frustrações.
– Continua Depois da Publicidade –
Sinopse
Em uma São Petersburgo envolta em melancolia e iluminada pelo fenômeno das noites brancas, um jovem solitário, perdido em suas fantasias, cruza o caminho de uma mulher misteriosa. Durante quatro noites, entre conversas confidenciais e olhares carregados de esperança, eles constroem uma relação arrebatadora, uma conexão onde amor, sonhos e desilusões coexistem.
Em Noites Brancas, Fiódor Dostoiévski nos apresenta um protagonista que é ao mesmo tempo sublime e vulnerável, ingênuo e trágico. Isso espelha a fragilidade de quem vive entre o idealismo de suas fantasias e a dureza da realidade. Esta narrativa, breve como um sussurro, coloca em cena o brilho efêmero do amor e a inevitável colisão entre a imaginação e o mundo real.
Mais do que uma história sobre encontros, Noites Brancas explora as profundezas da solidão, o poder devastador do romantismo e a beleza dos sonhos. Uma obra que emociona e perturba, deixando no leitor um eco que jamais será esquecido.
Sobre o autor
Fiódor Dostoiévski (1821–1881) ocupa um lugar singular na literatura. Filho de um médico militar, cresceu em Moscou cercado por histórias de dor e esperança, e desde cedo compreendeu que a existência é feita de contrastes: a sombra da perda, a claridade da fé, o peso do sofrimento, o impulso da imaginação.
– Continua Depois da Publicidade –
Ficha Técnica Noites Brancas
Editora: Excelsior
Data da Publicação: 30 janeiro 2026
Edição: 1ª
Idioma: Português
Número de Páginas: 112 páginas
ISBN-10: 6583545373
ISBN-13: 978-6583545374
Dimensões: 16 x 3 x 23 cm
Ranking dos Mais Vendidos: Nº 452 em Clássicos de Ficção




