Bsbart

O Acontecimento

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um Livro Que Refle Sobre a Onipresença da Lei e Seu Imperativo Sobre o Corpo Feminino

Em plena Olimpíadas de Paris, precisamos falar sobre a francesa Annie Ernaux, escritora do livro O Acontecimento, que chegou ao Brasil em 2022. Aliás, Annie Ernaux recebeu o prêmio Nobel de literatura também em 2022, apesar de ser escritora desde 1974, quando lançou sua primeira publicação.

No livro O Acontecimento, Ernaux faz um relato autobiográfico de sua  juventude universitária quando teve que enfrentar uma gravidez indesejada em uma França machista e patriarcal, da década de sessenta. Isso nos leva a reflexões sobre o aborto que vão além de ser contra ou a favor. Esse livro nos mostra, principalmente, a violência sofrida por mulheres que não podem decidir com segurança, sobre a própria vida.

Annie faz um relato detalhado de sua vida na época, mas também fala sobre sua carreira ameaçada e dos julgamentos a que seria submetida, caso seguisse com a gravidez ou a interrompesse. Esse assunto continua carregado de preconceitos e muita falta de informação. Uma leitura que permanece atualizada, mesmo com a passagem do tempo.

Em 1963, Annie Ernaux, então uma estudante de 23 anos, engravida do namorado que acabara de conhecer. Sem poder contar com o apoio dele ou da própria família e numa época em que o aborto era ilegal na França, ela vive praticamente sozinha esse acontecimento. Um tema que ela tenta destrinchar neste livro, quarenta anos depois, pois agora é uma das principais escritoras de seu país.

Com a ajuda do seu diário e de memórias há muito guardadas, Ernaux reconstrói seu périplo solitário para realizar um aborto clandestino. Ao refletir sobre a onipresença da lei e seu imperativo sobre o corpo feminino, Ernaux nos apresenta mais uma face da mescla indissociável do íntimo e do coletivo, algo característico de todo o seu percurso literário.

Quando por fim encontra uma fazedora de anjos disposta a realizar o serviço, a jovem acaba na ala de emergência de um hospital. Anos se passam sem que ela tenha coragem de revisitar esse episódio. No entanto, sua relação radical com a escrita permite que Ernaux encontra o caminho para falar publicamente de seu aborto.

Desde a publicação de seu primeiro livroem 1974, a escrita de Annie Ernaux continua a explorar não apenas sua própria experiência de vida, mas também a de sua geração, seus pais, mulheres, além de outros anônimos encontrados no espaço público, os esquecidos. Os principais temas em seu trabalho, ao longo de mais de quatro décadas são: o corpo e a sexualidade; relacionamentos íntimos; desigualdade social e a experiência de mudar de classe através da educação; tempo e memória; e a questão abrangente de como escrever essas experiências de vida.

No trabalho de Ernaux vemos as experiências mais pessoais e íntimas, seja de luto, vergonha classificada, sexualidade nascente, paixão, aborto ilegal, doença ou a percepção do tempo.

Título: O Acontecimento
Editora: ‎Fósforo Editora; 1ª edição (23 fevereiro 2022)
Idioma: ‎Português
Capa comum: 80 páginas
ISBN-10: 6589733554
ISBN-13: ‎978-6589733553
Dimensões: ‎13 x 1 x 20.5 cm
Compre na Amazon: Clique Aqui

Denise Machado

Professora, amante da literatura.

Mídias relacionadas:
Compre aqui

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa vertical
banner alexa horizontal