Bsbart

O Morro dos Ventos Uivantes

Uma História de Amor, Obsessão, Purgação, Crueldade e Devastação

O romance O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura mundial e consegue se manter atrativo através do tempo.

A história envolve vários sentimentos entre pessoas de uma mesma família e  que vão se modificando com a passagem do tempo. A autora consegue nos envolver em um cenário marcado por brigas familiares, traições, amor obsessivo e mortes, em um ambiente monótono com poucos acontecimentos extra familiares. O estilo pesado e  gótico é uma característica marcante da história. 

Emily  Brontë era uma pessoa a frente do seu tempo e teve que transpor barreiras para conseguir publicar suas obras. Sua morte prematura nos impediu de conhecer mais dessa mente tão criativa que conquista leitores  até hoje.

Livro inspirou a música de Kate Bush?

Kate Bush morava em Londres, famosa por seus dias chuvosos, por isso a cantora passou boa parte da sua infância assistindo filmes clássicos e que influenciaram a sua carreira artística. Apesar de parecer que o título e a história da música tenham saído do romance de Emily Brontë, Kate Bush já disse que uma série de TV inspirou a letra da música.

“Bem, eu não tinha lido o livro, não foi isso que o inspirou. Era uma série de televisão que eles tinham anos atrás”, disse a cantora em 1978.

A dança interpretativa de Wuthering Heights sempre teve um efeito hipnotizante e o clipe mostra a cantora olhando intensamente para a câmera. Seus vestidos esvoaçantes também ajudam nos movimentos dramáticos e emotivos que expressam a essência espectral de Cathy na dança. Kate Bush disse que não leu o livro, mas a série de TV era inspirada nele. Ou seja, é lógico que O Morro dos Ventos Uivantes, que mostra o amor complexo, sombrio e apaixonado entre dois protagonistas góticos, inspira completamente a música Wuthering Heights.

Sinopse

Essa é uma história de amor, obsessão, purgação, crueldade e devastação. No centro dos acontecimentos estão a voluntariosa e irascível Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo Heathcliff. Rude nos modos e afetos, humilhado e rejeitado, ele aprende a odiar, mas com Catherine desenvolve uma relação de simbiose, paixão e também perversidade. 

Nada destruirá a essência desse laço. Porém, quando ela se casa com outro homem, por convenções sociais, as consequências são imediatas para todos em sua volta. 

Sobre a Autora

Emily Brontë (1818-1848) nasceu na Inglaterra e escreveu somente um romance, sua obra-prima O Morro dos Ventos Uivantes, de 1847. Uma das três irmãs Brontë, as escritoras Charlotte, Emily e Anne Brontë, também publicaram uma coletânea de poemas, sob os pseudônimos de Currer, Ellis e Acton Bell.

A escritora morreu vítima de tuberculose um ano após a publicação do romance, sem chegar a saber do reconhecimento e admiração que viria a despertar com o tempo. Com certeza uma história gótica como a do livro.

Ficha Técnica O Morro dos Ventos Uivantes

Editora: ‎Clássicos Zahar
Data da Publicação: ‎14 julho 2016
Edição: ‎Edição Comentada
Idioma: ‎Português
Número de Páginas: ‎376 páginas
ISBN-10: ‎8537815756
ISBN-13: ‎978-8537815755
Dimensões: ‎23.4 x 16.4 x 2.6 cm
Ranking dos Mais Vendidos: Nº 453 em Clássicos de Ficção

Compre aqui

Denise Machado

Professora, amante da literatura.

Mídias relacionadas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal
Mais Livros
Veja também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.